Uma nova versão da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) – causador da bronquiolite – já está disponível na rede privada. O imunizante Abrysvo, da fabricante Pfizer, é indicado para gestantes entre 24ª e 36ª semana, em dose única, e é capaz de gerar resposta imune nos bebês ainda no útero protegendo-os até os seis meses de vida contra infecções respiratórias
O infectologista Alberto Chebabo, do laboratório Sérgio Franco, da Dasa, explica que o VSR tem o potencial de causar quadros graves como bronquiolite e pneumonias e acomete mais de um terço das crianças nos primeiros dois anos de vida. “Em países em desenvolvimento, como o Brasil, as infecções por esse vírus, são a principal causa de internação entre crianças até um ano de idade e de morte.”, comenta o médico.
Estatísticas do Ministério da Saúde mostram que, em 2023, o vírus foi responsável por 30% das infecções respiratórias registradas no país durante o primeiro trimestre. De janeiro a março, foram mais de 3,3 mil infecções – dessas, 95% atingiram apenas bebês e crianças de 0 a 4 anos. Dados da emergência pediátrica do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), também da Dasa, apontam que cerca de 10% dos atendimentos da unidade são por bronquiolite e 30% desses são casos graves e que precisam de internação.
Chebabo explica que a imunização da mãe para o filho, na prática, acontece da seguinte forma: a gestante toma a vacina e começa a produzir defesas contra o vírus VSR. Os anticorpos da classe IgG atravessam a placenta e passam para o bebê que já nasce com uma proteção passiva.
Um estudo mostrou que a eficácia dessa vacina foi de 82% para infecções graves do trato respiratório inferior até três meses de vida. Para formas leves, a eficácia foi, em média, de 51% até seis meses.