Um levantamento da iCred, fintech sergipana que trabalha com empréstimo pessoal e consignado, mostrou que o Rio de Janeiro representa 10,11% das solicitações de empréstimo online na plataforma. O estado ficou em segundo lugar no ranking nacional, perdendo apenas por São Paulo, com 35,37%.
Em terceiro ficou o Paraná, com 8,56% dos pedidos. Rio Grande do Sul (7,51%), Minas Gerais (7,35%) e Santa Catarina (6,58%) completam a lista dos cinco estados que mais utilizam essa opção.
Empréstimos pessoais e consignados têm sido frequentes. O número de inadimplentes atingiu a marca de 70,1 milhões em janeiro de 2023, segundo estudo do Serasa Experian — recorde histórico de crescimento desde 2018.
A pesquisa da fintech sergipana também trouxe um panorama atual das profissões que mais utilizam o serviço de empréstimos online no Brasil. O cargo de vendedor interno ocupa o primeiro lugar; auxiliar administrativo, o segundo; ajudante figura em terceiro; atendente balconista, em quarto; e o cargo de assistente administrativo completa o quinto lugar das profissões que mais aparecem no cadastro dos solicitantes.
Já em relação às idades, a faixa etária de quem optou por esse serviço financeiro em 2022 varia entre 24 a 39 anos de idade, totalizando mais de 50% das solicitações.