Rio de Janeiro sob risco de aumento de casos de dengue em 2025

Ministério da Saúde monitora estado e lança plano de contingência nacional.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem criada por Inteligência Artificial

O Rio de Janeiro está entre os seis estados com risco de aumento na incidência de casos de dengue em 2025, segundo o InfoDengue. Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Tocantins também estão sob observação. O Ministério da Saúde anunciou medidas para conter o avanço da doença em todo o país.

Apesar de o Rio de Janeiro ter registrado 166 casos prováveis de dengue até o momento, contra 4.237 na primeira semana epidemiológica de 2024, a previsão de aumento se baseia na continuidade do El Niño, que intensifica as condições climáticas favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Para combater a dengue, o Ministério da Saúde instalou o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para Dengue e outras Arboviroses. O COE coordenará ações preventivas e de resposta a situações críticas, em diálogo com estados, municípios e instituições científicas.

Também foi lançado o Plano de Contingência Nacional para Dengue, Chikungunya e Zika, com o objetivo de preparar o país para conter o avanço das doenças. O plano inclui orientações para a elaboração de planos regionais e municipais, considerando as especificidades de cada local.

O Ministério da Saúde anunciou ainda diversas ações de controle, como a expansão do método Wolbachia para 40 cidades, a implantação de insetos estéreis em aldeias indígenas e a instalação de 150 mil Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs). No Distrito Federal, 3 mil EDLs serão instaladas na região do Sol Nascente e em outras áreas periféricas.

Para implementar essas tecnologias e intensificar as campanhas educativas, o Ministério da Saúde destinou R$ 1,5 bilhão. Em 2024, o Brasil registrou 6,6 milhões de casos prováveis de dengue e 6 mil óbitos. Até o momento, em 2025, foram notificados 16,3 mil casos prováveis e 16 óbitos em investigação, com 75,4% dos casos concentrados na região Sudeste.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro sob risco de aumento de casos de dengue em 2025

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui