As eleições de 2022 foram um marco na história do Brasil por vários motivos. Primeiro, o mais óbvio, pelo altíssimo grau de polarização no âmbito das eleições presidenciais. Depois, por conta das regras eleitorais que regeram o processo: dois mecanismos, que já haviam sido postos em prática separadamente, funcionaram de forma conjugada.
Um deles é a cláusula de desempenho, que só permite que partidos tenham acesso ao Fundo Partidário e a tempo de propaganda caso obtenham, no mínimo, 2% dos votos válidos em um mínimo de 9 unidades federativas, com pelo menos 1% de votos válidos em cada. Caso isso não ocorra, a outra alternativa é tentar eleger pelo menos 11 deputados federais, distribuídos por no mínimo 9 estados.
O outro mecanismo adotado foi o fim das coligações para eleições proporcionais. Em conjunto, esperava-se que o número de partidos no Congresso diminuísse, já que partidos menores, ao não obterem representação no nível nacional, seriam forçados a desaparecer ou se fundir a outros partidos com o objetivo de atingir a cláusula de barreira.
Bom, ao menos na bancada fluminense da Câmara dos Deputados, a legislação parece ter surtido efeito. O Rio de Janeiro tem 46 cadeiras na Câmara, e atualmente é representado por deputados de 15 partidos diferentes. Esse número era bem maior em 2018, quando 21 partidos distintos se distribuíam entre os assentos:
O partido que mais elegeu deputados federais pelo estado do Rio foi o PL, o mesmo do ex-presidente. PSL e DEM, que somavam 16 cadeiras na bancada fluminense em 2018, se fundiram para compor a sigla UNIÃO BRASIL, que elegeu 6 candidatos em 2022.
Entre os 10 deputados federais mais votados no estado, 3 são do PL. A candidata mais votada, Daniela do Waguinho (nome utilizado na urna), obteve 2,56% dos votos em deputados federais no Rio. O PT, apesar de ter composto a segunda maior bancada do Congresso, tem apenas um candidato entre os 10 mais votados no Rio – no caso, Lindbergh Farias:
A análise foi realizada pelo Instituto Rio21. Os dados são do TSE e foram acessados através da Base dos Dados.