Rio de Janeiro tem 46 cadeiras na Câmara, de 15 partidos diferentes

Esse número era bem maior em 2018, quando 21 partidos distintos se distribuíam entre os assentos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Nelson Jr./TSE

As eleições de 2022 foram um marco na história do Brasil por vários motivos. Primeiro, o mais óbvio, pelo altíssimo grau de polarização no âmbito das eleições presidenciais. Depois, por conta das regras eleitorais que regeram o processo: dois mecanismos, que já haviam sido postos em prática separadamente, funcionaram de forma conjugada.

Um deles é a cláusula de desempenho, que só permite que partidos tenham acesso ao Fundo Partidário e a tempo de propaganda caso obtenham, no mínimo, 2% dos votos válidos em um mínimo de 9 unidades federativas, com pelo menos 1% de votos válidos em cada. Caso isso não ocorra, a outra alternativa é tentar eleger pelo menos 11 deputados federais, distribuídos por no mínimo 9 estados.

O outro mecanismo adotado foi o fim das coligações para eleições proporcionais. Em conjunto, esperava-se que o número de partidos no Congresso diminuísse, já que partidos menores, ao não obterem representação no nível nacional, seriam forçados a desaparecer ou se fundir a outros partidos com o objetivo de atingir a cláusula de barreira.

Bom, ao menos na bancada fluminense da Câmara dos Deputados, a legislação parece ter surtido efeito. O Rio de Janeiro tem 46 cadeiras na Câmara, e atualmente é representado por deputados de 15 partidos diferentes. Esse número era bem maior em 2018, quando 21 partidos distintos se distribuíam entre os assentos:

Advertisement
image 35 Rio de Janeiro tem 46 cadeiras na Câmara, de 15 partidos diferentes
Número de partidos com representantes eleitos na bancada fluminense na Câmara dos Deputados. Fonte: TSE. Elaboração: Instituto Rio21.

O partido que mais elegeu deputados federais pelo estado do Rio foi o PL, o mesmo do ex-presidente. PSL e DEM, que somavam 16 cadeiras na bancada fluminense em 2018, se fundiram para compor a sigla UNIÃO BRASIL, que elegeu 6 candidatos em 2022.

image 36 Rio de Janeiro tem 46 cadeiras na Câmara, de 15 partidos diferentes
Número de candidatos eleitos de 11 partidos para a bancada fluminense na Câmara dos Deputados entre 2010 e 2022. Fonte: TSE. Elaboração: Instituto Rio21.

Entre os 10 deputados federais mais votados no estado, 3 são do PL. A candidata mais votada, Daniela do Waguinho (nome utilizado na urna), obteve 2,56% dos votos em deputados federais no Rio. O PT, apesar de ter composto a segunda maior bancada do Congresso, tem apenas um candidato entre os 10 mais votados no Rio – no caso, Lindbergh Farias:

image 37 Rio de Janeiro tem 46 cadeiras na Câmara, de 15 partidos diferentes
Percentual de votos para deputado federal no estado do Rio obtidos pelos 10 candidatos mais votados do estado. Fonte: TSE. Elaboração: Instituto Rio21.

A análise foi realizada pelo Instituto Rio21. Os dados são do TSE e foram acessados através da Base dos Dados.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro tem 46 cadeiras na Câmara, de 15 partidos diferentes
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui