Rio de Janeiro tem 52 hospitais certificados com UTIs de excelência em 2025

Com 52 hospitais certificados, o Rio de Janeiro é o segundo estado com mais UTIs reconhecidas por eficiência, segundo a AMIB e a Epimed Solutions.

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Imagem criada por Inteligência Artificial

Cinquenta e dois hospitais do Rio de Janeiro tiveram suas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) reconhecidas por excelência em atendimento, segundo a certificação promovida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e pela Epimed Solutions. O estado ocupa a segunda posição no ranking nacional e do Sudeste, ficando atrás apenas de São Paulo, que conta com 81 hospitais certificados.

PUBLICIDADE

Entre os 304 hospitais brasileiros premiados na edição de 2025, 17% estão no Rio. Ao todo, 38 unidades fluminenses foram certificadas como Top Performer — categoria destinada às UTIs com os melhores indicadores de mortalidade e uso de recursos — e outras 14 como Eficientes, reconhecidas por desempenho acima da média.

A região Sudeste lidera com 162 UTIs certificadas, seguida pelo Nordeste (50), Centro-Oeste (49), Sul (27) e Norte (16). O levantamento considerou dados de 2024, a partir do Projeto UTIs Brasileiras, que avaliou 800 hospitais, sendo 352 públicos e 448 privados.

Entre os hospitais públicos do Rio certificados como Top Performer estão:

  • Hospital Estadual Azevedo Lima (Niterói)
  • Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu (Paraíba do Sul)
  • Hospital Municipal Henrique Sérgio Gregori (Resende)
  • Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Baixada (Nilópolis)
  • Hospital Federal do Andaraí (Rio de Janeiro)
  • Hospital Estadual Alberto Torres (São Gonçalo)
  • Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart (São João de Meriti)
  • Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia – INTO (Rio de Janeiro)

Já os públicos com selo de UTI Eficiente são:

  • Hospital Estadual Prefeito João Batista Cáffaro
  • Hospital Municipal Evandro Freire
  • Hospital Universitário Pedro Ernesto – HUPE/UERJ

“Esses hospitais representam o que há de mais avançado em terapia intensiva no Brasil. São unidades que priorizam o cuidado seguro, medem resultados e buscam excelência clínica mesmo em contextos desafiadores”, afirmou Patrícia Mello, presidente da AMIB.

A certificação considera dois principais indicadores: Taxa de Mortalidade Padronizada (TMP) e Taxa de Utilização de Recursos Padronizada (TURP), ambos ajustados ao perfil de gravidade dos pacientes. Para obter o selo Top Performer, é necessário estar entre os 33% melhores desempenhos do país. Já o selo de UTI Eficiente é concedido às unidades que figuram entre o 33º e o 50º percentil.

Segundo a AMIB, houve um avanço expressivo na participação do setor público, com crescimento de 45% em relação à edição anterior. O setor privado teve aumento de 21%. “A evolução dos hospitais públicos mostra que é possível avançar, mesmo diante de limitações orçamentárias e estruturais”, avaliou Ederlon Rezende, presidente do Conselho Consultivo da AMIB.

A lista completa das unidades certificadas está disponível no site amib.org.br/utis-certificacao.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Rio de Janeiro tem 52 hospitais certificados com UTIs de excelência em 2025ddr newsletter Rio de Janeiro tem 52 hospitais certificados com UTIs de excelência em 2025

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui