Rio de Janeiro tem dois restaurantes entre os 50 melhores da América Latina

Na premiação, que aconteceu no Copacabana Palace, os restaurantes cariocas Lasai, do chef Rafa Costa e Silva, e Oteque, de Alberto Landgraf, figuraram na 14ª e na 20ª posições

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fachada do Copacabana Palace - Foto: Daniel Martins/Diário do Rio

Os melhores restaurantes da América Latina foram premiados, na noite desta terça-feira (28), durante uma cerimônia para convidados, chefs, jornalistas e críticos, no elegante Hotel Copacabana Palace. Dois restaurantes do Rio de Janeiro foram classificados pelo Latin America’s 50 Best Restaurants, considerado o “Oscar da Gastronomia”, entre os melhores da região. Pela primeira vez, a cerimônia foi realizada na capital fluminense. A atual edição contou com a presença do prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD), que anunciou o Rio de Janeiro como a sede da edição 2024 do 50 Best Restaurants.

Em uma lista de 100 estabelecimentos latino-americanos, os restaurantes cariocas Lasai, do chef Rafa Costa e Silva, e Oteque, de Alberto Landgraf, ocupam as 14ª e 20ª posições; com o italiano Cipriani, do Copacabana Palace, na 95ª; e o Ocyá, eleito melhor restaurante de peixes e frutos do mar pelo Prêmio Rio Show de Gastronomia 2023, no 96º lugar. A chef Janaína Torres Rueda, que atua à frente dos paulistanos Casa do Porco e bar Dona Onça foi eleita, no mês de outubro, a melhor chef mulher da América Latina na atual edição do 50 Best.

Após passarem pelo tapete vermelho instalado na entrada do Copa, por volta das 18h30, os chefs seguiram para uma recepção com drinques. A premiação teve início às 20h30, quando foram divulgados os 50 melhores estabelecimentos da América Latina. Entre eles figura ainda outras casas brasileiras: Os paulistanos Casa do Porco (4º), Metzi (18º), Evvai (21º) e Maní (34º); e o curitibano Susteintable Manu (35º). No topo da lista ficou o colombiano El Chato, de Bogotá.

Com funciona a votação

Advertisement

Leia também

Terminal Gentileza começa a operar para população; veja detalhes

Pedro Paulo cada vez mais certo como vice de Eduardo Paes – Bastidores do Rio

O concurso integra o The World’s 50 Best Restaurants. A versão latinoamericana avalia casas do México, América Central, América do Sul e Brasil, além de 22 países. Trezentos experts anônimos do setor de gastronomia, entre chefs e restaurateurs, jornalistas gastronômicos e “gourmets viajados” escolhem por meio de voto os melhores estabelecimentos. Cada participante confere 10 votos, baseados experiências que tiveram em restaurantes nos últimos 18 meses.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro tem dois restaurantes entre os 50 melhores da América Latina

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui