Rio de Janeiro tem queda na qualidade do meio ambiente

Dados da Prefeitura do Rio, analisados pelo Instituto Rio21, se referem aos últimos 5 anos e têm como critério degradação das áreas verdes e coleta de lixo seletivo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Floresta do Camboatá, em Deodoro - Foto: Brenno Carvalho

De acordo com a pesquisa de Índice de Progresso Social (IPS) do município, encomendada pela Prefeitura do Rio de Janeiro e analisada pelo Instituto Rio21, o índice de qualidade do meio ambiente sofreu uma redução de 13,89 pontos entre 2016 e 2020.

Enquanto em 2016 o índice foi de 50,26, em 2020 esse valor havia caído para 36,37. Nessa escala, quanto mais próximo 100 o valor, melhor é a qualidade do meio ambiente. Sendo assim, a drástica redução da nota revela uma piora significativa na qualidade do meio ambiente da cidade.

image 31 Rio de Janeiro tem queda na qualidade do meio ambiente
Índice de qualidade do meio ambiente por ano. Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro. Elaboração: Instituto Rio21

O índice de qualidade do meio ambiente é determinado a partir de duas variáveis: degradação das áreas verdes e coleta de lixo seletivo. No caso da degradação das áreas verdes, o indicador é calculado por meio da diferença entre o tamanho da área coberta por vegetação arbóreo-arbustiva e gramíneo-lenhosa no ano de referência e o da área de mesmo tipo em 2013. Sendo assim, os dados mostram que o Rio presenciou uma perda de 1% das áreas verdes em 2020, em comparação com a extensão da vegetação de 2013.

image 32 Rio de Janeiro tem queda na qualidade do meio ambiente
Taxa de degradação das áreas verdes. Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro. Elaboração: Instituto Rio21. [1] A Prefeitura do Rio de Janeiro construiu o indicador de degradação das áreas verdes a partir de dados do Instituto Pereira Passos dos anos 2015, 2017 e 2019

Por sua vez, o nível da coleta de lixo seletivo sofreu uma pequena queda. Em 2016, 2,77% dos resíduos sólidos recolhidos pela Coleta Seletiva Domiciliar apresentavam potencial de reciclagem. Já em 2020, esse valor caiu para 2,23%, uma redução de 0,54 pontos percentuais.

Advertisement
image 33 Rio de Janeiro tem queda na qualidade do meio ambiente
Proporção de lixo potencialmente reciclável recolhido pela Coleta Seletiva Domiciliar. Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro. Elaboração: Instituto Rio21.[2] A Prefeitura do Rio de Janeiro construiu o indicador de coleta seletiva de lixo a partir de dados da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB) dos anos 2015, 2017 e 2019.

“O baixo nível de reciclagem no Rio é um desperdício de potencial. Há uma oportunidade não apenas para reduzir os problemas ambientais, como também para gerar emprego e renda. É um setor da economia que merece mais atenção, há muito a ser aproveitado”, opina Carolina Carvalho, assistente de pesquisa do Instituto Rio21.

Em 2019, o DIÁRIO DO RIO publicou uma série de matérias sobre o problema do lixo na cidade. Como mostram as reportagens, o histórico é antigo e as soluções lentas.

Um ponto a ser destacado é que o índice de qualidade do meio ambiente varia bastante de acordo com a região administrativa. Na Pavuna, a qualidade do meio ambiente é basicamente inexistente. Sua nota é de 0,89. Em comparação, Botafogo alcança um valor de 62,56. A diferença entre as regiões é de 61,67 pontos, uma distância enorme.

image 34 Rio de Janeiro tem queda na qualidade do meio ambiente
Índice de qualidade do meio ambiente por região administrativa. Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro. Elaboração: Instituto Rio21

“O Rio de Janeiro sofre com desmatamento desde quando os europeus chegaram aqui. E continua, hoje em dia, muito pela ação de construções irregulares em áreas de preservação ambiental ou em regiões com menos fiscalização. O Rio é uma cidade privilegiada por sua natureza e se ela continuar de pé, temos muito mais a ganhar”, explica o ambientalista Marcus Costa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro tem queda na qualidade do meio ambiente
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui