Rio de Janeiro tem seu próprio ‘Santuário de Fátima’, no Recreio dos Bandeirantes

Santuário Nossa Senhora de Fátima do Recreio é uma réplica fiel ao templo original, em Portugal, um dos recintos religiosos mais visitados em todo o mundo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Santuário Nossa Senhora de Fátima do Rio de Janeiro, no Recreio dos Bandeirantes - Foto: Alexandre Macieira/Riotur

Certamente, você já ouviu falar no ilustríssimo Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, popularmente conhecido apenas como Santuário de Fátima, situado na cidade homônima em Portugal. O lugar é um dos principais recintos de peregrinação e devoção da fé católica em todo o mundo, frequentemente visitado por fiéis e turistas em geral.

Por lá, no dia 13 de maio de 1917, os pastorinhos Francisco, Jacinta e Lúcia receberam a aparição de Nossa Senhora, mãe de Jesus. Devido a isso, o local exato hoje chama-se Capelinha das Aparições.

Pois bem, para os cariocas quem não têm a oportunidade de ir até lá, seja por falta de tempo ou por questões financeiras, há uma alternativa ”caseira” para sentir um pouco da espiritualidade do local. Trata-se do Santuário Nossa Senhora de Fátima do Rio de Janeiro, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste da capital fluminense.

Localizado na altura do número 900 da Avenida Alfredo Balthazar da Silveira, o referido templo, inaugurado oficialmente em 28 de maio de 2011, é uma réplica fiel à Capelinha das Aparições e acabou se tornando um relevante ponto de encontro dos devotos da Virgem Maria e de romaria em todo o país, bem como, por exemplo, os santuários da Penha, na Zona Norte do Rio, e de Aparecida, em São Paulo.

Advertisement
santuario nossa senhora de fatima recreio Rio de Janeiro tem seu próprio 'Santuário de Fátima', no Recreio dos Bandeirantes
Réplica da Capelinha das Aparições no Santuário Nossa Senhora de Fátima do Rio de Janeiro – Foto: Divulgação/Tarde com Maria

Além disso, o local não deixa de ser também uma oportunidade de nostalgia em relação a Portugal. Moradora da Penha Circular, a lusitana de Vila Nova de Famalicão Maria de Fátima da Silva, atualmente com 58 anos, veio viver no Brasil quando tinha apenas 13 e, desde então, nunca mais conseguiu visitar seu país de origem. No Santuário Nossa Senhora de Fátima do Rio, ela, que é católica praticante, consegue unir a fé à saudade da ”Terrinha”.

”Quando soube que havia uma réplica do Santuário de Fátima no Recreio, fiquei bastante ansiosa para conhecer, uma vez que sou portuguesa. Ao chegar lá, meu coração transbordou de paz e alegria, pois realmente era como se eu estivesse no Santuário de Fátima de Portugal. Cada detalhe… Uma verdadeira réplica! Tão perfeito que ainda participei da oração do terço em vários idiomas, exatamente como acontece no santuário original. É um lugar de muita paz e, particularmente falando, onde posso matar as saudades da minha terra natal, uma vez que vim para o Brasil e nunca mais lá voltei”, disse.

Vale destacar que, além da Capelinha das Aparições, o Santuário Nossa Senhora de Fátima do Recreio tem em seu espaço a Capela de Adoração ao Santíssimo Sacramento, o Memorial da Esperança, a Capela Nossa Senhora da Esperança e os confessionários, regularmente abertos à população.

Outro detalhe importante é que, atualmente, estão responsáveis pelo santuário o reitor Dom Antonio Augusto Dias Duarte e os padres-capelões Marcos Paulo Galvão da Silva e Marcos Paulo Talon de Oliveira.

WhatsApp Image 2021 07 21 at 08.43.49 Rio de Janeiro tem seu próprio 'Santuário de Fátima', no Recreio dos Bandeirantes

Temos o Imóvel que você procura. Block Imóveis

SERVIÇO

Santuário Nossa Senhora de Fátima do Rio de Janeiro

  • Endereço: Avenida Alfredo Balthazar da Silveira, 900 – Recreio dos Bandeirantes – Rio de Janeiro/RJ
  • Funcionamento: Segunda a sábado, das 09h às 19h | Domingo, das 07h30 às 19h
  • Missas: Segunda a sexta – 10h e 18h | Sábado – 10h, 16h e 18h | Domingo – 08h, 10h, 16h e 18h
  • Telefone: (21) 3114-0000
  • E-mail: atendimento@tardecommaria.com.br
  • Site Oficial

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro tem seu próprio 'Santuário de Fátima', no Recreio dos Bandeirantes
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui