Rio de Janeiro terá 11 Casas e Espaços para a juventude em 2023

Com impacto em mais de 100 mil jovens em apenas dois anos, Secretaria da Juventude dá a largada para a entrega de locais que abrigarão diversos cursos e formações

Foto: Divulgação/JUV Rio

A Secretaria Especial da Juventude do Rio (JUVRio) registrou a marca de quase 110 mil jovens cariocas impactados pelos projetos e ações desenvolvidas pela pasta da Prefeitura do Rio entre os anos de 2021 e 2022. Desses, mais de 33 mil foram beneficiados em ações realizadas diretamente nos territórios periféricos da Cidade Maravilhosa pela JUVRio e 19 mil passaram pelos equipamentos inaugurados no intervalo de dois anos: a Casa da Juventude da Pavuna, o Espaço da Juventude do Estácio e a Casa da Juventude da Providência.

Para 2023, a Secretaria planeja beneficiar mais jovens. Já começaram a ser inaugurados os novos Espaços da Juventude, um ambiente tecnológico com cursos voltados para as Tecnologias 4.0, consideradas essenciais para a conquista das chamadas profissões do futuro.

No último dia 10 de janeiro a Cidade de Deus ganhou um Espaço para chamar de seu e 150 alunos já estão cursando Internet das Coisas (Internet of Things). Nas aulas, os jovens debatem temas como Inteligência Artificial e como os objetos físicos podem se conectar com o mundo digital. Essa é a uma realidade do mundo atual, na qual fechaduras, lâmpadas e relógios que obedecem comando de voz.

Mais seis comunidades devem ganhar um Espaço da Juventude com oficinas de  jogos digitais, design de games, impressão 3D, operação de drone, indústria avançada, robótica, indústria do som (DJ) ainda neste ano. A previsão é que o próximo Espaço da Juventude seja inaugurado em Vigário Geral, na zona Norte do Rio. 

Nos próximos meses, a JUVRio também abrirá as portas de três novas Casas da Juventude, equipamentos públicos municipais que oferecem formações, cursos, palestras e atividades socioculturais capazes de auxiliar os jovens em sua vida pessoal e profissional. A segunda Casa da Juventude, inaugurada em novembro, está funcionando neste momento com oficinas de férias de verão. Cerca de 300 jovens participam, até o dia 28 de janeiro, de atividades como Campeonato de Video Game e Jiu Jitsu e aulões de trancista, operação de drone, edição de imagens, massoterapia e sustentabilidade. 

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui