Rio de Janeiro terá isenção do ICMS de arroz e feijão até abril de 2024Rio de Janeiro terá isenção

Governador Cláudio Castro também sancionou leis que otimizam recursos dos fundos estaduais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rio de Janeiro - 21/08/2023 - Governador Cláudio Castro participa do Seminário Reflexões sobre a Reforma Tributária, realizado no Centro Cultual FGV. Foto: Rafael Campos

O governador Cláudio Castro prorrogou a isenção do ICMS sobre a venda de arroz e feijão até abril de 2024, contribuindo para reduzir os preços finais de dois itens básicos da cesta básica da população. A medida está prevista na Lei 10.165/23, de autoria do Poder Executivo e publicada nesta quarta-feira (1º de novembro) no Diário Oficial.

Além disso, Castro sancionou ainda um pacote com quatro leis – também de iniciativa do governo – que flexibilizam os fundos estaduais, garantindo melhor gestão financeira desses recursos até o primeiro trimestre de 2027. A previsão é de que R$ 3,6 bilhões voltem ao caixa do Tesouro.

Todas as medidas do nosso governo têm um único objetivo: garantir mais qualidade de vida e serviços à população. É o que estamos fazendo com a ampliação do prazo de isenção do ICMS do arroz e feijão, que são dois itens básicos da alimentação. O prazo segue também todas as regras do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). E a flexibilização dos recursos dos fundos estaduais também garantirá melhor gestão dos recursos do Estado do Rio“, declarou Cláudio Castro.

As mudanças na gestão dos fundos buscam flexibilizar a utilização dos recursos financeiros para a promoção de políticas públicas e o equilíbrio das finanças estaduais, sem trazer prejuízo aos projetos já em andamento em cada área. Medidas semelhantes já são adotadas por outros estados e até pelo governo federal.

De acordo com as normas, ao final de cada ano, os superávits – quando há sobra de receita após o pagamento de todas as despesas – serão direcionados para o Tesouro Estadual. Também está prevista a permissão do uso de recursos para novos tipos de despesa dentro dos próprios fundos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro terá isenção do ICMS de arroz e feijão até abril de 2024Rio de Janeiro terá isenção

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui