A cidade do Rio teve o julho mais quente desde 2014, quando começou a ser feita a medição. Os dados foram registrados pelo sistema Alerta Rio e pelo Centro de Operações da Prefeitura. A frente fria que chegou ao estado nos últimos dias não foi suficiente para impactar a temperatura média, que bateu 31,3 graus. O número está quase três graus acima das médias de todos os meses de julho, que é de 28,6.
A temperatura mais alta do mês foi registrada pela Estação Irajá, que chegou a 37,1 graus. Há sete anos, essa mesma temperatura já chegou a ser registrada na Estação Guaratiba em um mês de julho.
A segunda temperatura mais alta registrada desde o início do aferimento foi na Estação Barra/Riocentro, em 2016. Na época, os termômetros marcaram 36,7 graus. A terceira maior temperatura do período foi registrada em 2020, quando a Estação Santa Cruz marcou 36,6 graus.
Semana será sem chuva
De acordo com o sistema Alerta Rio não há previsão de chuva e a temperatura deve atingir a máxima de 27ºC no Rio de Janeiro, neste domingo.
Ainda segundo o Alerta Rio, as mesmas condições climáticas (céu claro a parcialmente nublado e sem chuva) devem ser mantidas na cidade até, pelo menos, a próxima quinta-feira (04/08).