Rio de Janeiro teve quase uma morte por mês em acidentes envolvendo ônibus ou BRTs neste ano

Foram cinco vítimas fatais no primeiro semestre de 2023; número de colisões e outros problemas envolvendo coletivos na cidade do Rio chama a atenção

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto meramente ilustrativa. Divulgação

Na manhã desta segunda-feira, 03/07, um ônibus caiu e ficou pendurado no viaduto do Gasômetro, na região central. O motorista estava sozinho no veiculo e não se feriu. Este acidente não teve vítimas. Uma realidade que, infelizmente, não tem sido a mais constante em 2023 no Rio de Janeiro. Cinco pessoas morreram nos seis primeiros meses do ano enquanto se locomoviam em ônibus comuns ou BRTs na cidade do Rio.

Juliane Campelo da Silva Layana caiu de um ônibus após uma porta lateral do veículo se abrir durante uma curva numa rua da Gávea, zona sul da cidde no final do mês de fevereiro. Ela tinha 31 anos e morreu após o acidente.

O adolescente Marcos Vinícius Amorim Rodrigues, de 15 anos, morreu quando voltava do colégio e caiu de um articulado do BRT que transitava com a porta aberta na Estrada da Pedra, em Santa Cruz, na Zona Oeste. Esse caso aconteceu no mês de abril.

No dia 16 de maio, uma idosa, cadeirante, morreu depois de cair de um ônibus no Rio. Bernadete Augusto dos Santos, de 82 anos, foi arremessada em uma curva, quando o veículo estava perto do cemitério do Caju, no Centro.

Advertisement

No início de junho deste ano, uma jovem morreu após cair de um BRT em movimento também no corredor Transoeste, na altura da Estação Magarça, na Zona Oeste. Thalita Gabriela Barros, de 18 anos, viajava no veículo lotado quando a porta abriu e a vítima foi lançada para fora.

O jovem Douglas Vianna Falcão, de 22 anos, morreu no dia 22/06 depois de cair de um ônibus do BRT em movimento.

A Mobi-Rio, empresa responsável pelos BRTs da cidade, lamentou todos os casos com vítimas fatais e informou que “ainda trabalha para mitigar o desgaste da frota antiga que ainda está em operação no corredor Transoeste. Os corredores Transolímpica e Transcarioca já operam totalmente com novos ônibus. Já o Transoeste, atualmente em obras, estará com 100% da nova frota rodando a partir do início do próximo ano. Vale destacar que nenhum ônibus sai das garagens de portas abertas, todos os equipamentos são checados antes de os ônibus iniciarem a viagem”.

Outros acidentes

Um ônibus e um VLT se chocaram no último dia 03/05 e o acidente deixou 16 pessoas feridas no Centro da Cidade. O acidente aconteceu na esquina da Rua Marechal Floriano com a Avenida Passos, quando a composição do veículo leve sobre trilhos atingiu em cheio a lateral do coletivo.

Na Avenida Dom João VI, entre as estações do BRT em Mato Alto, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, um motorista do articulado perdeu o controle da direção e o veículo tombou em uma vala central da via. Ao todo, 34 pessoas ficaram feridas.

Em abril deste ano, um acidente envolvendo uma carreta e um ônibus no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio, deixou 29 pessoas feridas. Cinco delas chegaram a ficar presas às ferragens.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro teve quase uma morte por mês em acidentes envolvendo ônibus ou BRTs neste ano
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui