Rio de Janeiro vai fabricar esponja que pode limpar Baía de Guanabara

As esponjas hidrofóbicas feitas do material são reutilizáveis e retiram materiais oleosos de superfícies aquáticas como rios, baías como a de Guanabara e lagoas com maior rapidez que as tecnologias atuais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: divulgação/Secti

Foi anunciado pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, Dr. Serginho, no Rio Innovation Week, que o Estado terá um Centro Tecnológico para produção da esponja de grafeno em escala industrial. As esponjas hidrofóbicas feitas do material são reutilizáveis e retiram materiais oleosos de superfícies aquáticas como rios, baías como a de Guanabara e lagoas com maior rapidez que as tecnologias atuais.

Uma balsa elétrica equipada com a espuma demonstrou a capacidade de retirar óleos e outras substâncias orgânicas da água, podendo ser usada para limpeza de locais com derramamento permanente desses produtos, como portos, pontos de extração de petróleo e refinarias. A tecnologia passou por dois anos de desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Engenharias de Processos e Tecnologias da Universidade de Caxias do Sul (UCS) a partir de um projeto de pesquisa sobre espumas hidrofóbicas (capazes de repelir a água).

O material possui inúmeras aplicações além da limpeza de superfícies aquáticas, podendo ser usado tanto em novos modelos de comunicações ópticas, quanto em adesivos rastreadores de saúde, por exemplo.

A cerimônia de apresentação contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, o astronauta Marcos Pontes, Dr. Serginho e representantes da Universidade de Caxias do Sul, e da empresa Zextec, participantes do projeto.

Advertisement

Leia também

Rio terá observatórios para estudos climáticos; 1º será no Complexo do Alemão

Balão é ‘abatido’ antes de cair no Aeroporto do Galeão

O novo Centro Tecnológico, que vai se chamar Centro Tecnológico Enéas Carneiro, será instalado na cidade de Niterói.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro vai fabricar esponja que pode limpar Baía de Guanabara

Advertisement

5 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui