O painel ”A Cultura e a Criatividade como Fatores Estratégicos de Desenvolvimento e Promoção das Cidades”, nesta sexta-feira (14/04), no Rio2C 2023, reuniu representantes das secretarias municipais de Cultura de Rio, São Paulo e Salvador. Realizado na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, o evento é o maior encontro de criatividade da América Latina.
Durante o painel, a subsecretária executiva de Cultura do Rio, Mariana Ribas, contou que será lançado um pacote de investimentos para inovar a forma de fomentar, colocando editais por exemplo para consulta pública. Disse ainda que a capital fluminense vai receber R$ 48,3 milhões da Lei Paulo Gustavo.
“Esse olhar para a cidade. Entender primeiro o que está acontecendo na cena carioca para depois lançar o edital“, acrescentou Mariana Ribas.
A subsecretária destacou que “a criatividade é o tema central aqui, mas o foco sempre são as pessoas”. Além disso, ela sugeriu que descentralizar recursos, democratizar o acesso aos bens culturais e fortalecer parcerias são a solução para as cidades no futuro.
Também participaram do painel os secretários municipais de Cultura de São Paulo, Aline Torres, e de Salvador, Pedro Tourinho. Eles discutiram a importância e o impacto da criatividade e cultura no desenvolvimento e na promoção de territórios e sobre como é possível criar um círculo virtuoso e sustentável.
Saúde do Estado: um LIXO!
Educação do Estado: um LIXO!.
Agora dinheiro, muito dinheiro para esses PARASITAS tem!. Inacreditável!.