Rio de Janeiro vai sediar a 19ª edição dos Jogos Escolares Brasileiros

Os atletas começam a chegar a partir da próxima terça-feira (1/10) pelos aeroportos Santos Dumont e o Internacional Galeão. Outros três blocos de atletas chegam nos dias, 05/11, 08/11 e 09/11

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Parque Olímpico será um dos locais de competições. Foto: Rafa Pereira, Diário do Rio

Muito mais que uma competição, o JEB’s – Jogos Escolares Brasileiros – que começam na próxima segunda-feira (31/10), é um intercâmbio entre estudantes com idade entre 12 e 14 anos das 27 unidades federativas. O Governo do Estado está mobilizado para receber esses atletas e vai custear, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), a estadia de cerca de 6 mil adolescentes na Cidade do Rio, onde será concentrada a competição. O investimento é de mais de R$ 12,7 milhões, totalizando 63 mil diárias.

 O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com o Governo Federal. As delegações ficarão hospedadas em 18 hotéis de diferentes localidades na cidade. Além disso, a competição vai contar com um reforço de policiamento do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) e de policiais de diferentes batalhões.

Sediar o JEBs no Rio de Janeiro é mais um indicativo da retomada da nossa credibilidade para trazer grandes eventos esportivos e a recolocação do estado nesta importante área. Como exemplos, trouxemos a Stock Car, a Copa Davis, o Rio Open e o campeonato mundial de Surfe, sinalizando que acreditamos e investimos no esporte. Eventos como esse contribuem para fomentar a economia e o turismo fluminense, possibilitando também um intercâmbio cultural e esportivo. Estamos de portas abertas para ser um celeiro de desenvolvimento do esporte“, ressalta o governador.

O Time RJ, que irá representar o Rio de Janeiro, conta com quase 300 pessoas entre atletas e chefes de delegação. São quase 100 escolas participantes entre particulares e estaduais de todo o estado. Os atletas classificados na competição poderão ter direito ao benefício do Programa Bolsa Atleta estadual em 2023, além de poderem participar dos Jogos Escolares Sulamericanos/2022.

Advertisement

“É um evento enorme e de grande importância para o nosso país. É em meio a esta grande competição que muitos talentos se revelam. É com muito orgulho que participamos da competição e contribuímos com o futuro destes estudantes que vêm para o nosso estado com o coração cheio de esperança e energia”, afirmou Alessandro Carracena, secretário de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (28/10), no Palácio Guanabara.

As disputas serão realizadas entre os dias 2 e 14 de novembro, em três locais diferentes: Parque Olímpico da Barra da Tijuca, UNIFA – Universidade das Forças Aéreas, no Campo dos Afonsos, e Arena da Juventude, em Deodoro. Já a cerimônia de abertura acontece na próxima quinta-feira (3/11), no Parque Olímpico.

Estamos muito gratos com essa segunda edição do JEB’s aqui no Rio de Janeiro. Temos certeza que os atletas serão muito bem recebidos. Sabemos a importância do evento para esses jovens. É o Brasil todo se esforçando para estar aqui no Rio para esse evento”, declarou o vice-presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar, Robson Lopes Aguiar.

No total, serão 17 modalidades a serem disputadas: badminton, ginásticas artística e rítmica, xadrez, tênis de mesa, vôlei, basquete, futsal, handebol, judô, taekwondo, karatê, wrestling, vôlei de praia, atletismo, ciclismo e natação. A novidade para essa edição é a inserção de modalidades demonstrativas como o surfe, skate e o break dance.

Os atletas começam a chegar a partir da próxima terça-feira (1/10) pelos aeroportos Santos Dumont e o Internacional Galeão. Outros três blocos de atletas chegam nos dias, 05/11, 08/11 e 09/11

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp <strong>Rio de Janeiro vai sediar a 19ª edição dos Jogos Escolares Brasileiros</strong>
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui