Rio deve ter onda de calor ainda mais forte em outubro

O fenômeno El Niño vai acentuar a irregularidade da chuva, o que vai permitir mais dias com sol forte na primavera

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cariocas aproveitando praia no Rio de Janeiro em dia de forte calor - Foto: Daniel Martins/Diário do Rio

O calor pode até ter dado uma trégua nesta quinta-feira (28/09), mas as altas temperaturas não vão demorar para voltar. Isto se dá por conta do El Niño. Ao jornal “O Globo”, a meteorologista do Climatempo, Josélia Pegorim, explicou que o fenômeno caracterizado pela elevação da temperatura média da água do Oceano Pacífico em pelo menos 0,5 grau por três meses consecutivos, aliado as características da estação, possibilitarão novas ondas de calor. Segundo ela, o El Niño vai acentuar a irregularidade da chuva, o que vai permitir mais dias com sol forte na primavera.

O El Niño é uma alteração natural na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico, afetando diretamente no clima. A última vez que ele ocorreu foi em 2019, que bateu o recorde com os 41,6 graus em Irajá, de acordo com o Alerta Rio.

Ao “O Globo”, Núbia Beray, coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Geografia do Clima (GeoClima) da UFRJ e do Observatório do Calor também explicou que as ondas de calor dessa primavera podem provocar dias mais quentes que o próprio verão, segundo .

Esse padrão de interação do El Niño com a primavera gerou dias em sequência muito quentes, às vezes pode ser até mais que o verão. O que a gente viu ontem é bem típico: temperaturas máximas acima da média, e umidade do ar alta. Isso aumenta o desconforto térmico, porque a sensação é de afogamento no calor“, disse Núbia.

Advertisement

Nesta quarta-feira (27/09), a sensação térmica na Praia de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, chegou aos 46,7°C. A informação foi divulgada pelo Centro de Operações da Prefeitura do Rio. A média de sensação térmica em toda a cidade era de 42,1ºC.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio deve ter onda de calor ainda mais forte em outubro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui