Na quarta-feira, 25/9, foram entregues os primeiros nove caminhões de coleta de lixo 100% elétricos da Comlurb. A frota torna o Rio de Janeiro a primeira cidade do mundo, fora da China, a contar com esse tipo de veículo ambientalmente sustentável.
Os 9 caminhões (8 em operação e 1 reserva) são montados em chassis movidos 100% a eletricidade, com ruído zero em deslocamento e 0% de emissão de gases de efeito estufa. O motor é tão silencioso que, durante a apresentação, a violinista e professora de música Lara Salustiano, foi convidada a tocar com o seu instrumento o clássico da MPB Carinhoso, canção do compositor Pixinguinha, com letra de Braguinha. Ela estava ao lado de um caminhão ligado. E ficou impressionada por não ouvir qualquer ruído.
– São várias vantagens desse tipo de caminhão. Os veículos elétricos geram muito menos barulho e fazem a coleta noturna mais silenciosa, sem incomodar as pessoas. E eles gastam menos também em combustível, já que o custo da energia para recarregá-los é um quarto do custo do diesel. Os nossos garis deixam de respirar os gases do escapamento, quando estão trabalhando ali na parte de trás do veículo. E para o motorista, é mais conforto: a cabine é refrigerada, é tudo eletrônico, a caixa (de câmbio) é automatizada. O motorista vai estar sempre com as duas mãos ao volante, o que gera mais segurança no trabalho – descreveu o presidente da Comlurb, Paulo Mangueira.
Com capacidade de armazenamento de 15 metros cúbicos, os veículos foram testados antes de entrar em operação. Outro grande diferencial são os freios regenerativos, o que significa que, quando estão em declive, suas rodas geram automaticamente energia para a bateria.
Investimento em veículo elétrico vai continuar
Em até seis meses deverão ser entregues mais seis caminhões e, até o fim de 2020, outros cinco, totalizando 20 veículos 100% elétricos na frota de coleta da Comlurb, o que equivale a cerca de 10% do total.
Os veículos são movidos a bateria, com vida útil estimada de até 30 anos. As baterias serão recarregadas diariamente nas sedes das empresas contratadas para o serviço e têm autonomia de 200 km, o equivalente a cerca de oito horas em operação, em condições normais de trânsito.
A transmissão automatizada de quatro marchas reduz a fadiga e o estresse do condutor, devido à ausência do pedal de embreagem e da alavanca de câmbio. Com a transmissão automatizada, o motorista pode manter as duas mãos no volante e ter atenção total na operação do veículo.
Em junho do ano passado, a Comlurb havia lançado os três primeiros veículos tipo furgão 100% elétricos para a coleta de resíduos biológicos em hospitais e clínicas da rede municipal de saúde. A chegada da nova frota é mais uma demonstração da preocupação da companhia em melhorar o serviço prestado à população e aumentar sua contribuição para o meio ambiente.
Uma coincidência, a Byd, que vendeu os caminhões, é a empresa chinesa que o ex-prefeito,e desafeto do bispo Marcelo Crivella, trabalha.
A Corpus utiliza em Indaiatuba/SP caminhões elétricos desde agosto/2018
Espero que seja a frota toda e não 10 ou 20% só pra dizer que estão preocupados com o meio ambiente. Aliás o transporte público da vergonha (os ônibus) deveriam ser também elétricos, mas vamos esperar e hibernar até isso acontecer.