Rio é a 5ª cidade de maior crescimento em turismo no mundo e líder na América do Sul

A cidade cresceu 9% no PIB Turístico em 2022 ante 2019, ficando atrás de cidades como: Doha (Catar), Varsóvia (Polônia) e Sanya (China)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rio de Janeiro com Cristo Redentor ao fundo - Foto: Rafa Pereira/Diário do Rio

Um estudo realizado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) aponta que o Rio de Janeiro é a 5ª cidade com maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) turístico no mundo e a principal na América do Sul.

De acordo com o levantamento, a capital fluminense teve aumento de 9% de aumento em 2022 comparado a 2019, só perdendo para Doha (Catar), Varsóvia (Polônia), Sanya (China) e Orlando (Estados Unidos).

Vale ressaltar que o aumento da atividade turística na cidade impacta direta e indiretamente na economia carioca, principalmente com a movimentação no setor de comércio e serviços.

Segundo a Prefeitura, a prova dos avanços é que, no estudo, o Rio ficou à frente de cidades como Las Vegas e Miami (EUA); Joanesburgo (África do Sul); e Lisboa (Portugal).

Advertisement

”Estamos trabalhando constantemente em colaboração com diversas instituições públicas e privadas para alavancarmos cada vez mais o turismo no Rio. O retorno tem sido gratificante, os investimentos estão voltando e a cidade está ficando no topo do mundo. Este ano, com os dados de janeiro a setembro, já temos um incremento de meio milhão de novos turistas, comparando com 2021, por exemplo. Além disso, também temos a expectativa de um verão igual ao anterior da pandemia”, diz o secretário municipal de Turismo, Antônio Mariano.

As ações governamentais para obter este tipo de resultado estão voltadas para melhorias na infraestrutura turística, como acessibilidade, conservação de patrimônios, recuperação de pontos degradados e parcerias com outros órgãos públicos para segurança e atenção aos turistas.

Entre os destaques da Secretaria de Turismo estão a Escola Carioca de Turismo, em parceria com o Senac; o LabTUR, uma incubadora de ideias inovadoras para o turismo carioca; e o programa ”Dias de Glória”, que tem o objetivo de remodelar o bairro da Glória, na Zona Sul, em parceria com a Secretaria de Conservação. Estes são exemplos de investimento que, direta ou indiretamente, melhoram a experiência do turista em nossa cidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio é a 5ª cidade de maior crescimento em turismo no mundo e líder na América do Sul
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Uma nova rodoviária que comporta os ônibus nas plataformas, limpeza, acessibilidade, acomodação aos passageiros. O Rio merece a muito tempo uma rodoviária mais moderna, para receber os turistas. Não adianta investir por dentro, na área de lojas, de guichês, se na área de embarque é um caos e não comporta todos os ônibus nas plataformas de embarque. É só pra inglês ver.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui