Rio é a segunda cidade com as casas mais valorizadas do país

Pesquisa do Mercado Imobiliário aponta que o Jardim Botânico se destaca no Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Sempre desejadas, as casas que foram ainda mais procuradas na pandemia permanecem em alta no país, com o Rio de Janeiro ocupando o segundo lugar no ranking das cidades onde estão os bairros com as propriedades mais valorizadas. Em primeiro está São Paulo. Os dados fazem parte de um estudo do Loft Dados. Segundo a pesquisa, São Paulo tem 33 bairros entre os 50 com os maiores valores do metro quadrado (m²) para casas no Brasil. Já o Rio tem cinco, sendo que o Jardim Botânico, na Zona Sul, é o primeiro bairro da lista, com valor mediano de R$ 12.638. O levantamento indica ainda que, apesar de haver mais lançamentos de apartamentos, as casas ainda representam 85% dos imóveis residenciais no país.

A G+P Soluções, de planejamento, gerenciamento e gestão de projetos e construções, também observa esse movimento. De acordo com Sylvio Pinheiro, diretor da empresa, por causa da grande demanda, a G+P abriu um braço interno apenas para gerenciar esse tipo de construção em regiões como Jardim Botânico, Barra da Tijuca e Gávea, além de Búzios e Região Serrana.

O Brix Fundo de Investimento Imobiliário, que tem como um dos sócios o Opportunity Imobiliário, é exemplo de empresa que investe no Jardim Botânico com um projeto de casas que, inclusive, foi contemplado com o Prêmio Destaque Ademi deste ano na categoria Empreendimento Residencial Pequeno Porte. O Puro Casas Inteligentes terá apenas 12 unidades de um e dois quartos com proposta única, todas com áreas abertas, banhadas pela luz natural do Jardim Botânico, a visita de pássaros coloridos e o som da natureza.

O residencial foi o primeiro lançamento do programa B.8, criado pelo Brix FII com o objetivo de resgatar construções com relevância histórica e arquitetônica. A entrega está prevista para agosto de 2023. “Com o Puro, o morador terá a sensação de morar em uma vila bucólica com toda comodidade e funcionalidade que a vida moderna exige, além de sintonia entre a bela casa de 1937 e a arquitetura nova. Cada unidade tem a sua identidade”, comenta Rafael de Carvalho Ramos, gestor do Brix FII.

Advertisement

Barra e Recreio

Lazer do Collection Art and Design Home da Avanco empreendimento que sera construido dentro do condominio Santa Lucia Rio é a segunda cidade com as casas mais valorizadas do país
Lazer do Collection Art and Design Home, da Avanço, empreendimento que será construído dentro do condomínio Santa Lúcia

Na Barra da Tijuca, bairro que também aparece na lista do Loft Dados, um destaque é o Kaasas Pedra da Gávea Barrinha, projeto da Opy Soluções Urbanas, dos arquitetos Miguel Pinto Guimarães e Sérgio Conde Caldas. São apenas 34 unidades (a partir de 200 metros quadrados), 16 projetos diferentes em terrenos com área coberta e ao ar livre, além de piscina natural, horta orgânica, parque pet e quadra de areia. Já a Avanço Realizações Imobiliárias lançou recentemente na região o Collection Art and Design Home, que será construído dentro do condomínio Santa Lúcia, um dos mais conhecidos endereços da Barra. Serão apenas 18 unidades de até cinco suítes com closet, design, linhas e diferenciais que são a expressão artística da sofisticação. “Temos ciência dessa expressiva demanda por casas e por conta dela estamos investindo em vários projetos de alto padrão no Rio e em Angra dos Reis, na Costa Verde. O Collection está localizado em um ponto muito nobre da Barra em terreno de quase 6 mil metros quadrados. Será um condomínio seleto dentro de um condomínio já exclusivo como o Santa Lucia“, afirma Sanderson Fernandes, diretor da Avanço.

A D2J Construtora também está de olho no potencial da Barra e prepara para 2023 o lançamento de dois projetos de casas de luxo.
O primeiro é o Barra Park Houses, condomínio de apenas 20 casas de alto padrão, entre a Avenida das Américas e a Salvador Allende. “Serão propriedades de 265 a 320 metros quadrados, todas de três pavimentos, três suítes, além de piscina e churrasqueira. Os lotes são muito generosos (de 180 a 265 metros quadrados), o que permite a construção de unidades amplas e sofisticadas“, adianta Daniel Afonso, diretor da empresa. Já o segundo projeto ainda está nos ajustes finais para ser lançado.

No Recreio dos Bandeirantes, o sucesso de vendas do Riviera do Recreio, da Start Investimentos, confirma a procura por empreendimentos com este perfil. São 830 lotes, de 180 a 310 metros quadrados, em um empreendimento com ampla estrutura de lazer e segurança. “Entre os destaques estão a área de lazer com um clube de 7 mil metros quadrados e várias opções para toda a família e o Pontal Beach Point, uma área VIP na praia que vem ao encontro desta necessidade por mais espaço e contato com o verde e o mar“, conta Eric Labes, CEO da Start. Outro diferencial apontado por Labes é que os projetos das casas têm a assinatura do renomado arquiteto Casé Lima. “A arquitetura contemporânea e atual das casas conta com grandes aberturas que trazem a luz e a natureza para o seu interior. Além disso, os ambientes foram estudados para gerar espaços amplos e generosos, com materiais harmônicos entre si, atuais e atemporais“, destaca Lima.

Região Serrana

Kabana Nogueira lancamento de casas da Rio8 Exclusive e da KS9 em Petropolis Rio é a segunda cidade com as casas mais valorizadas do país
Kabana Nogueira, lançamento de casas da Rio8 Exclusive e da KS9 em Petrópolis

A preferência por casas também pode ser observada na Região Serrana, local tradicionalmente de veraneio que, com a pandemia, se transformou na primeira residência de muitas famílias. A LGCON Empreendimentos, por exemplo, acaba de lançar o condomínio Summit, no Valparaíso, considerado o melhor bairro de Petrópolis. E para 2023, a empresa prevê a construção de um condomínio de casas de alto padrão na Fazenda Marambaia, em Corrêas, além de uma casa de 500 metros quadrados de área construída no condomínio Aldeia de Itaipava. “Essa joia é a prova de que a busca por exclusividade e privacidade na Serra é a nova tendência que foi antecipada com o home office e o trabalho híbrido, já que as distâncias não pesam mais por conta do trabalho remoto“, analisa Leandro Guimarães, CEO da LGCON.

Ele adianta que a casa está sendo construída em um terreno de mais de 5 mil metros quadrados, e conta com quatro suítes, estacionamento também com ponto para carregamento de veículos elétricos, espaço gourmet completo integrado à piscina, paisagismo e iluminação, além de uma sala com vista deslumbrante. A entrega das chaves está prevista para o final de 2023. “A ideia é que esta casa seja personalizada de acordo com o gosto do cliente, inclusive o projeto de decoração de interiores é por nossa conta“, destaca Guimarães.
Também em Petrópolis, a Rio8 Exclusive está fazendo a concepção de dois empreendimentos de casas, em parceria com a KS9, empresa que ficará responsável pela construção. Segundo Mariliza Fontes Pereira, CEO da Rio8, a ideia é trazer mais uma opção aos clientes, com residenciais inovadores e sustentabilidade. “Além da personalização da planta, um dos grandes diferenciais é a tendência da fachada ‘viva’, ou seja, vamos oferecer três opções de fachadas para deixar a casa ainda mais exclusiva”, adianta Mariliza.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio é a segunda cidade com as casas mais valorizadas do país
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui