Como parte da preparação para o verão, a Cedae vai realizar a manutenção preventiva do Sistema Guandu das 4h de quinta-feira (23/11) às 4h de sexta-feira (24/11). Composto pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu e dois subsistemas de água tratada, Marapicu e Lameirão, o sistema é responsável pelo abastecimento de mais de 10 milhões de pessoas no município do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense.
Durante o serviço, a produção de água vai ficar interrompida, afetando o abastecimento para os municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados. A operação do sistema será retomada de forma gradativa logo após a conclusão da manutenção.
O serviço vai mobilizar mais de 500 profissionais, entre engenheiros, eletricistas, mecânicos e agentes de saneamento. Os técnicos farão inspeções e correções para reforçar a eficiência do sistema, como instalação de equipamentos, reparos gerais, ajustes eletromecânicos, revisão de peças e limpeza das estruturas que não podem ser acessadas durante a operação normal.
A Cedae recomenda à população que reserve água para o período, adiando tarefas não essenciais que exijam grande consumo.
Olha a coisa da feia era para fechar a água no dia 24/11/2023 bem cedinho , só que que em Piedade onde moro já não tem mais uma gota da tal dita cuja água como pode . Só espero que depois dessa manobra toda a pressão da água da minha casa volte como era antes dessa tal Águas do RIO / CEDAE .
Porque não fez essa manutenção no mês de junho que a demanda é menor
Tamos mas de 15 dias sem já vai fechar oq já tá
A baixada não sabe mais oq fazer
Como a gente vai reservar agora se nem fechou e ela já tá faltando? A maior parte da zona oeste já está há mais de 10 dias sem água.
Pode ser adiado novamente se a temperatura não diminuir?