Rio é escolhido para programa da União Europeia de sustentabilidade

Iniciativa vai abordar os principais desafios que a cidade enfrenta na cadeia de valorização do plástico

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
(Foto: Reprodução)

Na Semana do Meio Ambiente, a cidade do Rio celebra o protagonismo na agenda verde internacional. A capital fluminense foi escolhida para participar de uma iniciativa financiada pela União Europeia, o Programa Plásticos Circulares nas Américas (CPAP), com foco na troca de experiências para a implementação de soluções efetivas para o consumo e a produção sustentável do plástico no Brasil.

Com o apoio da Prefeitura do Rio, o primeiro encontro promovido pelo Programa vai abordar os principais desafios que a cidade enfrenta na cadeia de valorização do plástico. A programação vai acontecer no dia 14/06, no Planetário, e terá a participação de importantes agentes que atuam na agenda sustentável da cidade, como centros de pesquisa e organizações ambientais. O debate terá a participação de representantes da Firjan, Comlurb e Secretarias Municipais de Fazenda e Planejamento e do Meio Ambiente. A programação terá transmissão ao vivo para parceiros europeus, que poderão vir a contribuir com propostas e estratégias para a superação dos gargalos identificados, regional e nacionalmente.

998c1e48 9abc 47a7 a19a da956a90e34d Rio é escolhido para programa da União Europeia de sustentabilidade

Outros dois eventos estão previstos para acontecer em agosto e outubro, sendo a última edição concomitante à Conferência Rio+30 – que marca 30 anos da Rio 92 e irá debater o desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo, com um olhar para o futuro das cidades.

Plano de Desenvolvimento Sustentável

O planejamento e o compromisso do Rio com a sustentabilidade, foram elementos determinantes na escolha da cidade para a implementação do Programa. Entre as ações que chamaram a atenção entre os representantes europeus foi o Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática (PDS), lançado há exatamente um ano (em junho de 2021), que reúne metas a serem atingidas até 2050 e reforçam seu posicionamento em liderar políticas públicas com forte impacto na sociedade, retomando a vocação de capital verde do país.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio é escolhido para programa da União Europeia de sustentabilidade
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui