Rio e mais 8 cidades da região metropolitana perdem moradores nos últimos 12 anos

Mesmo sendo a segunda cidade mais populosa do Brasil, o Rio de Janeiro viu sua população encolher nos últimos anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Pedestres atravessam a rua no Centro do Rio • Foto: Rafa Pereira, Diário do Rio

Mesmo sendo a segunda cidade mais populosa do Brasil, atrás apenas de São Paulo, o Rio, junto com mais oito municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, perdeu moradores nos últimos 12 anos. Só a capital fluminense ecolheu em 109 mil a sua população. Os constam no Censo 2022. A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2010, data do último Censo do IBGE, o município do Rio contava com 6.320.446 moradores. Agora, a cidade passou a ter 6.211.423. Uma redução de 109.023 pessoas, ou 1,7%.

A cidade mais impactada, proporcionalmente, foi São Sebastião do Alto, na Região Serrana. O número de habitantes diminuiu 12% em 12 anos, passando de 8.895 habitantes para 7.750.

A capital sofreu com a maior queda populacional do estado em números absolutos. Já a cidade de São Gonçalo teve um índice proporcional maior.

Advertisement

Em 2010, o município contava com 999.728 habitantes. A população de São Gonçalo chegou a 896.744, em 2022. A redução foi de 10,3%, a maior variação negativa entre todas as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes.

Apesar de o estado como um todo ter visto sua população crescer 0,40%, chegando a 16.054.524 habitantes no último ano, 27 municípios flumineses apresentaram redução populacional.

Segundo o levantamento mais recente do IBGE, seis cidades do Rio de Janeiro ficaram entre os 20 municípios que mais reduziram sua população em todo o Brasil. São elas:

  • São Gonçalo reduziu sua população em 10,3%
  • Nilópolis reduziu sua população em 6,8%
  • Petrópolis reduziu sua população em 5,8%
  • Duque de Caxias reduziu sua população em 5,5%
  • Barra Mansa reduziu sua população em 4,5%
  • São João de Meriti reduziu sua população em 3,9%

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio e mais 8 cidades da região metropolitana perdem moradores nos últimos 12 anos
Advertisement

6 COMENTÁRIOS

  1. Eu deixei o Rio em 2014 e não me arrependo.atualmente moro na região centro sul do estado.aonde eu moro,ainda posso usar o celular na rua e no ônibus tranquilamente e só olho prós lados ao atravessar a rua,coisa que no Rio,vc tem que ficar girando a cabeça constantemente e com toda essa atenção, ainda corre o risco de ser assaltado.e pra piorar,temos um presidente que apóia menor roubando celulares e ainda quer desarmar a população.eu não vou pagar pra ver, não quero virar número.estou muito bem aonde estou

  2. vdd muitos mudando para outras cidades menores dentro do estado ou mudando para outros estados mesmo, nao tem mais nada aqui de bom ou nunca existiu só insegurança e bandidagem solta…

  3. Me mudei de Sao goncalo devido o aumento do crime e a violencia nas cidades da regiao metropolitana ,onde a midia esquerdista ajudou muito este escalada ,entao quanto os bandidos sao valorizados ,elegem ate condenados e julgados para o poder executivo ,entao os colegas de trabalho do crime se sente muito vontade para fazem o quiser com nos pagadores de impostos

  4. Minha vontade é de morar na roça. Ainda não escolhi o lugar. Fico pesquisando. O Rio de Janeiro, não tem como voltar como era. Muita insegurança na rua. Tudo muito caro. Saúde péssimo. Não tem médicos suficientes. Está tudo ruim.

  5. Boa tarde a todos.Eu moro em Nilópolis,RJ.
    O Rio de Janeiro não é mais tão atrativo como era antes.Abondono pelo poder público,crescimento desordenado,os grupos criminosos dominando,insegurança,crise econômica,falta de oportunidades,degradação ambiental,etc.As coisas pioraram aqui no Rio.
    Em Nilópolis(onde ainda moro)a situação tem piorado nos últimos anos.Várias lojas fechadas,economia fraca e abandono do poder público.
    Estou com planos de sair do Rio e morar na roça(êxodo urbano) e trabalhar com permacultura,reflorestamento e sistemas agroflorestais.Quem ler este comentário ESTUDE sobre sistemas agroflorestais ensinados pelo suíço Ernst Göstch.É muito bom.Isso significa liberdade,contato com a natureza e uma vida melhor.
    Um abraço a todos.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui