Rio e Niterói avançam na busca pelo Pan de 2031

Cidades recebem forte apoio do COB para candidatura aos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos.

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A união entre Rio de Janeiro e Niterói na busca por sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031 ganhou força nesta quarta-feira (29). O Comitê Olímpico do Brasil (COB) aprovou por unanimidade a candidatura conjunta das cidades, em assembleia realizada no Centro de Treinamento do Time Brasil, no Parque Olímpico da Barra. O placar final foi de 48 votos a favor, um contra e um nulo, demonstrando o amplo apoio à iniciativa.

PUBLICIDADE

Os prefeitos Eduardo Paes (Rio) e Rodrigo Neves (Niterói) comemoraram a decisão, que consolida a união entre as cidades fluminenses na busca por trazer o evento multiesportivo de volta ao Brasil. Paes destacou a experiência do Rio na organização de grandes eventos, como as Olimpíadas de 2016, e a capacidade da cidade em receber os Jogos com excelência.

“Temos a infraestrutura pronta, há pouca coisa que precisa ser feita e serão estruturas provisórias. Poderemos dar muito foco no esporte e no legado”, afirmou o prefeito do Rio.

Neves ressaltou o potencial da candidatura para impulsionar o desenvolvimento da Região Metropolitana do Rio: “Esses jogos representam um legado extraordinário para a população e o desenvolvimento da Região Metropolitana do Rio”. O prefeito de Niterói também destacou a importância do projeto para o esporte brasileiro: “Temos condições de, para as próximas gerações, elevar o país à condição de desenvolvido na educação, na cultura e no esporte”.

A candidatura Rio-Niterói foi apresentada em detalhes pelo secretário de Esportes do Rio, Guilherme Schleder, e pela vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan, medalhista olímpica na vela. A proposta destacou a experiência do Rio na organização de grandes eventos esportivos, a infraestrutura existente, o potencial turístico da região e a união de esforços entre as duas cidades.

O apoio do governo federal também foi fator determinante na aprovação da candidatura. Na semana passada, os prefeitos Paes e Neves estiveram em Brasília e receberam o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que assinou a carta de garantias do governo federal para a Panam Sports.

“O Governo Federal, a pedido do presidente Lula, não medirá esforços para, mais uma vez, o Brasil seja protagonista nas Américas com mais um Pan-Americano”, afirmou o ministro do Esporte, André Fufuca, presente na assembleia do COB.

O próximo passo é a oficialização da candidatura junto à Panam Sports, entidade responsável pelos Jogos Pan-Americanos. A data limite para o envio da documentação é 31 de janeiro. Em 1º de fevereiro, a Panam Sports enviará o questionário para o dossiê de candidatura, que deverá ser respondido até 30 de abril.

Até o momento, Assunção, capital do Paraguai, é a única outra cidade que demonstrou interesse em sediar os Jogos de 2031. O presidente do COB, Marco La Porta, afirmou que a entidade buscará apoio junto às confederações da América e que pretende iniciar conversas com o Paraguai para avaliar a possibilidade de um acordo.

“O prazo para envio à Panam com a confirmação da candidatura termina na sexta-feira. Vamos ver quais são as cidades candidatas e partir para a construção política. Sentar com as confederações da América, conversar com o Paraguai e ver se é possível fazer um acordo. Vamos começar a trabalhar para que Rio e Niterói sejam confirmadas como sede dos Jogos”, explicou La Porta.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio e Niterói avançam na busca pelo Pan de 2031

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui