Rio é o 2º destino mais inclusivo do Brasil de acordo com viajantes LGBTQIA+

Levantamento foi feito com base em recomendações de viajantes brasileiros

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Praia de Ipanema (Foto: Reprodução) /Imagem meramente ilustrativa

O Rio de Janeiro ficou com a segunda colocação em um ranking de destinos mais inclusivos do Brasil, de acordo com os próprios turistas LGBTQIA+. A novidade foi revelada por uma pesquisa da plataforma Booking.com, que selecionou seis destinos nacionais acolhedores para a comunidade LGBTQIA+, com base em recomendações de viajantes brasileiros.

Segundo os usuários, o Rio possui muitos pontos onde os visitantes podem se sentir seguros e bem vindos. Além disso, a praia de Ipanema já foi eleita a mais amigável para a comunidade LGBTQIA+.

Além dos destinos, o levantamento também avaliou hotéis e demais locais de hospedagem que foram certificadas pela plataforma por meio do programa Travel Proud. Os locais são reconhecidos por terem concluído o treinamento de hospitalidade da empresa e por seu compromisso contínuo de oferecer estadias acolhedoras a todas as pessoas.

No Brasil, nove em cada dez (92%)¹ relataram que precisam considerar a própria segurança e bem-estar ao escolher um destino, 79%¹ compartilharam que ser LGBTQ+ influenciou sua lista de destinos ao planejar viagens, enquanto metade (50%¹) cancelou uma viagem no último ano depois de descobrir que um destino não apoia quem se identifica como LGBTQIA+.

Advertisement

Veja o ranking e as avaliações dos turistas sobre as cidades mais inclusivas

1) São Paulo, São Paulo

A capital paulista é a casa da maior Parada LGBTQ+ no mundo, que acontece no Mês do Orgulho, em junho, e atrai cerca de quatro milhões de pessoas de todo o país. O evento, além de celebrar a diversidade, dá visibilidade aos desafios enfrentados pela comunidade, além de reivindicar direitos e políticas sociais. Além da Parada, São Paulo tem muitos outros serviços e atrações voltados para esse público, como bares, festas e baladas, feiras culturais e artísticas, festivais e campeonatos, ou seja, experiências ideais para três quartos (76%¹) dos brasileiros da comunidade que dão preferência a atrações e atividades personalizadas para pessoas que se identificam como LGBTQ+. Para quem visita a metrópole, uma boa opção de hospedagem é o apartamento Studio Charme Vila Mariana, que recebeu o selo Travel Proud da Booking.com.

2) Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Mistura de praias, belezas naturais e infraestrutura de uma grande capital, o Rio de Janeiro é um destino muito atrativo para a comunidade LGBTQ+. Ipanema, por exemplo, foi eleita a praia mais LGBTQ+ friendly do Brasil em outra pesquisa da Booking.com sobre destinos litorâneos³, e ali é possível encontrar bandeiras do arco-íris e locais onde pessoas da comunidade podem se sentir mais seguras e bem-vindas. Na Cidade Maravilhosa, a Parada do Orgulho LGBTI+ é realizada em Copacabana, com desfile de trios elétricos na orla da praia. Inclusive, em Copacabana – que ficou em terceiro lugar entre as praias mais inclusivas do Brasil³ – aconteceu a primeira marcha da comunidade no país, em 1995, que culminaria em outros eventos com foco nos desafios e direitos LGBTQ+. Para quem visita a cidade, uma boa pedida é se hospedar na Zona Sul, por exemplo no Selina Copacabana, que oferece quartos privativos e compartilhados, além de espaço de coworking, cozinha compartilhada, biblioteca, cinema e bar na cobertura com vista para o mar.

3) Salvador, Bahia

A capital baiana é um destino cobiçado por muito viajantes, com sua gastronomia regada a azeite de dendê e leite de coco, um dos carnavais mais famosos do país, centro histórico com casarões coloniais e uma cultura vibrante na música, arte e literatura. A cidade também oferece atrações voltadas para o público LGBTQ+, como espaços culturais, saunas, shows de drag queens, festas e bares, como os da rua Carlos Gomes, local importante para a cena LGBTQ+ nas décadas de 1980 e 1990. Durante o dia, vale conhecer a Praia do Porto da Barra, que figura em quarto lugar no ranking de praias brasileiras mais LGBTQ+ friendly³. Para a estadia, o Wish Hotel da Bahia possui spa, lounge e galeria de arte com 350 obras de arte.

4) Recife, Pernambuco

Mais uma cidade nordestina na lista de destinos inclusivos, Recife oferece uma vida noturna animada voltada para pessoas da comunidade, como os bares do bairro Boa Vista, baladas que vão do eletrônico às grandes divas do pop, espaços culturais, festivais de música ou mesmo festas para públicos específicos. Além disso, a capital pernambucana possui, desde 2014, um Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT, que oferece tratamento especializado para pessoas que se identificam como LGBTQ+, além de outros serviços para essa população, como uma casa de acolhimento. Para quem visita o destino, a Praia de Boa Viagem, em Recife, é um ótimo point para viajantes LGBTQ+ e é em sua orla que acontece a Parada da Diversidade de Pernambuco. A praia também ficou em segundo lugar entre as mais LGBTQ+ friendly no país, de acordo com a pesquisa³ sobre o litoral brasileiro da Booking.com. Uma boa opção de acomodação é o ibis Recife Aeroporto, que recebeu o selo Travel Proud da plataforma.

5) Fortaleza, Ceará

No Ceará, Fortaleza é um excelente destino para passar as férias e muito indicado por viajantes da comunidade. É ali que acontece o For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero, no qual é possível assistir gratuitamente a filmes nacionais e internacionais que discutem essa temática. Durante a viagem, vale incluir no roteiro a Praia do Futuro (posicionada em quinto lugar na lista de praias mais inclusivas do Brasil³) e, para curtir a vida noturna, o bairro Benfica é uma boa opção, além de bares, karaokês, baladas, shows de drag queens e festas temáticas espalhados pela cidade e voltados para a comunidade. Uma outra dica é conhecer o centro de arte e cultura Dragão do Mar, com exposições, espetáculos, filmes e shows. Para a estadia, o ibis Fortaleza Centro de Eventos é uma acomodação Proud Certified na Booking.com.

6) Belo Horizonte, Minas Gerais

Belo Horizonte é um desses destinos que fazem o viajante se sentir em casa, com aquele gostinho da gastronomia mineira e uma vida noturna animada, cheia de bares espalhados pela cidade. Ali, há muitos locais que se preocupam em receber bem a comunidade e são um espaço seguro para quem se identifica como LGBTQ+, como espaços artísticos, shows, bares e restaurantes com programação cultural – como rodas de conversa – e casas noturnas. Inclusive, uma boa pedida para quem quer curtir a noite na capital mineira é conhecer o bairro Savassi, onde também fica localizado o hotel Royal Golden Hotel – Savassi, acomodação com certificação Travel Proud na plataforma da Booking.com.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio é o 2º destino mais inclusivo do Brasil de acordo com viajantes LGBTQIA+
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui