Uma pesquisa feita com dados do aplicativo Waze mostra que o Rio de Janeiro é uma das cidades mais congestionadas do Brasil, só perdendo para São Paulo. E olha que eles nem devem levar em conta só o trânsito da Barra da Tijuca, porque se fosse assim…
O tempo parado no trânsito é um problema recorrente enfrentado pelos brasileiros que vivem nas grandes metrópoles. Com empresas voltando ao trabalho totalmente presencial e a rotina sendo parecida com o período pré-pandêmico, os números de congestionamento voltaram a crescer. Segundo o Waze, Brasília teve o maior aumento de tráfego de 2023, se comparado* no mesmo período do ano passado:
- Brasília: +35%
- Goiânia: +33%
- Porto Alegre: +31%
- Fortaleza: +30%
- Belo Horizonte: +28%
- Recife: +23%
- Campinas: +20%
- Curitiba: +19%
- São Paulo: +15%
- Rio de Janeiro: +12%
*Comparação entre agosto de 2022 com agosto de 2023
De acordo com os dados do Waze, analisando o mês de agosto, as 10 cidades com mais índices de tráfego foram:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Belo Horizonte
- Recife
- Fortaleza
- Goiânia
- Porto Alegre
- Brasília
- Curitiba
- Campinas
A sincronização dos sinais melhoraria muito o trânsito. Dificilmente se consegue passar ( sem correr) por dois sinais verdes seguidos, não pode haver uma mínima fluidez assim, sobretudo nos horários de maior movimento
O problema não é recorrente, é que a prefeitura fez obras desastrosas desde o famigerado projeto Rio Cidade. Como é que vai melhorar o trânsito estreitando ruas e ampliando as calçadas? É bom para o pedestre? Sim, mas e pra quem trabalha? Precisamos melhorar a vida das pessoas que trabalham, para que elas cheguem ao trabalho inteiras e depois voltem pra casa com rapidez, para curtirem suas famílias, infelizmente na Grande Tijuca tudo que fizeram de urbanização foi estreitar ruas e aumentar calçadas, onde havia 3 ou 4 pistas reduziram para 2 ou até uma, como isso pode melhorar o transito? Só na cabeça desses arquitetos e urbanistas da prefeitura. A prefeitura concede alvarás para grandes comércios em ruas estreitas, sem escape, onde já está caótico, e permite grandes conjuntos residenciais em bairros pequenos, como isso vai melhorar o trânsito? E aumentaram praças, que ficaram do tamanho de campos de futebol, pra quem? Só se for pra mendigos e pessoal de rua. Lamentável.
A Europa está claramente acabando com essa “herança” norte-americana de utilização idolatra dos automóveis.
Aqui no Bostil temos a tendência nefasta de copiar a cultura do Titio Sam, e a utilização exagerada dos veículos são umas delas.
Procure no YouTube canais de norte-americanos e canadenses que vivem ou viveram na Europa, e vejam como eles mostram que o modelo norte-americano já está ultrapassado.
Caso tenha dificuldades em encontrar esses canais, ajudo-o ckm dois deles:
“Not Just Bikes”
“City Beautiful”