O Dia Mundial do Pão, celebrado na última segunda-feira (16), foi criado pela União dos Padeiros e Confeiteiros, em Nova York, em 2000, para valorizar um dos alimentos mais populares do mundo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, o pão francês é o preferido dos brasileiros e responde por 8,8% do faturamento de uma padaria.
Um levantamento realizado pela Federação das Industrias do Rio de Janeiro (Firjan) mostrou que, no Estado, as cidades de Búzios e Itatiaia contam com o maior número de padarias em atividade: ambas com dez unidades para cada 10 mil habitantes. Ainda segundo o levantamento, entre os 5,2 mil estabelecimentos formais do ramo, 1.857 se encontram na capital fluminense. Em seguida vêm Campos dos Goytacazes (217), Duque de Caxias (214), Niterói (192) e São Gonçalo (176).
No levantamento por bairros, mostrou que a capital tem a seguinte distribuição de padarias: Barra da Tijuca, conta com 10,1% do número de empresas; Jacarepaguá, com 7,5%; em seguida, vem o Méier, com 6,6% das unidades. Os bairros de Campo Grande e Madureira ficaram empatados com o mesmo número de padarias: 5,7%, sendo seguidos pela Tijuca (5,1%), Botafogo (5,1%) e Centro (5%). Os bairros da Lagoa e Bangu são os menos servidos por este tipo de comércio, 4,4% e 3,8%, respectivamente.
Pelo levantamento da Firjan, o setor de panificação emprega mais de 479 mil trabalhadores formais em todo o País – patamar histórico -, com 65,7 mil estabelecimentos formais, distribuídos entre 4.194 municípios. Cada cidade do Brasil conta, em média, com doze unidades do ramo.
O Brasil consome, anualmente, 2,3 milhões toneladas de pão francês, o que representa 34,39% dos produtos panificados comercializado no País.
Informações: Band Rio