‘Rio em Todas as Cores ‘ leva arte urbana a vários pontos da cidade

Toda a produção será catalogada pelo Museu do Grafitti, que incluirá as obras no acervo de artes visuais urbanas da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rio em Todas as Cores / Divulgação

O projeto de grafite “Rio em Todas as Cores”, desenvolvido para promover e prestigiar a arte urbana e os seus representantes, vai realizar intervenções em vários pontos do Rio de Janeiro. O Museu do Graffiti irá catalogar todas as obras realizadas e incluí-las no acervo de artes visuais urbanas da cidade.

O foco do projeto é amplo e abarca outras técnicas, como a arte mural, técnica muito utilizada por José DatrinoProfeta Gentileza. No “Rio em Todas as Cores”, os participantes poderão ver também trabalhos em air brush, foto-colagem e instalações em 3D confeccionadas a partir da utilização de materiais reciclados.

“O objetivo é deixar um legado artístico nos locais e assim estimular o início de um processo de visitação pública das obras,” disse a coordenadora de redes sociais do projeto, Luiza Furlan, lembrando o projeto participará das comemorações do Dia Mundial do Grafite (WorldGrffitiDay), no dia 27 de março.

A ação também contará com participação de André Rongo, de 41 anos, criador do Museu Aberto de Grafitti do Rio (MAGRIO),que ministrará workshops gratuitos sobre criação de instalações artísticas em grafite na Biblioteca Parque Rocinha C4.

Advertisement

Nascido e criado na Zona Norte do Rio, André Rongo é grafiteiro ex-pichador. O início da sua prática artística se deu no universo underground no final da década de 1980. Rongo é o criador do primeiro museu de grafite do mundo, da Biblioteca de Arte Urbana Baú do Gentileza, além de ter idealizado o 1º concurso de Grafite no muro do Metrô, “A Copa Graffiti”.

Andre Rongo 'Rio em Todas as Cores ' leva arte urbana a vários pontos da cidade
André Rongo ministrará aulas na Rocinha / Divulgação

O “Rio em Todas as Cores” é resultado da Lei de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro (Lei do ISS) e tem como realizadores a Gentilezinha Produções Artísticas e a Agência Trinity, especializada em marketing de causa. O projeto conta com o patrocínio do Grupo Arpoador, Invest Smart e Zoop, além da colaboração de vários parceiros, entre eles: o Museu do Grafitti, a Associação São Conrado Beach Tennis e a Biblioteca Parque Rocinha C4.

Ações do projeto:

– Mureta da praia de São Conrado – Início da intervenção no dia 08 de março.

– Mureta do Arpoador – Início da intervenção no dia 20 de março (a partir das 14h00)

– Workshops de arte urbana – 15 e 22 de março, às 11h00. Local: Auditório da Biblioteca Parque Rocinha C4.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 'Rio em Todas as Cores ' leva arte urbana a vários pontos da cidade
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui