Rio encerra campanha de vacinação antirrábica neste sábado em 6 bairros da Zona Oeste

Serão cerca de 80 postos de vacinação espalhados por Guaratiba, Ilha de Guaratiba, Paciência, Pedra de Guaratiba, Santa Cruz e Sepetiba, das 9h às 17h

Campanha de vacinação antirrábica no Rio de Janeiro - Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

Acontece neste sábado (05/11), na Zona Oeste do Rio de Janeiro, a última etapa da campanha de vacinação antirrábica promovida pela Secretaria de Saúde da capital fluminense, por meio do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (Ivisa-Rio).

Os últimos seis bairros contemplados serão Guaratiba, Ilha de Guaratiba, Paciência, Pedra de Guaratiba, Santa Cruz e Sepetiba. Ao todo, serão aproximadamente 80 postos de vacinação nestes locais, funcionando das 9h ás 17h.

A campanha, que teve início em agosto e ocorreu de forma escalonada por bairros, divididos em cinco grupos para alcançar todas as regiões do Rio, será encerrada com resultados positivos. Nas etapas anteriores, foram vacinados mais de 400 mil animais, entre cães e gatos. A expectativa do Ivisa-Rio para este último dia é bater a meta de 470 mil animais vacinados no ano passado.

”Estamos concluindo a campanha com resultados positivos e ficamos felizes de ver a adesão dos cariocas, protegendo seus animais e também ajudando a proteger a população do Rio. Nesta última etapa, estaremos em bairros populosos para ampliar ainda mais a cobertura vacinal, que é a nossa meta. Não há melhor forma de prevenção contra a raiva do que a vacina”, diz Aline Borges, presidente do instituto.

É importante destacar que a adesão em massa da população à vacinação antirrábica ajuda a prevenir e manter o controle da raiva, que não é notificada no município em cães e gatos há 27 anos e, em humanos, há 36.

A referida vacina deve ser administrada anualmente e é a principal forma de prevenção e controle da raiva. Vale lembrar que poderão ser imunizados cães e gatos a partir de três meses de idade e adultos saudáveis.

Outro ponto importante a se ressaltar é que, quem não conseguiu levar seu animalzinho para vacinar durante a campanha, podem ir com ele ao Centro de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, na Mangueira, Zona Norte, ou no Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho, em Santa Cruz. As unidades oferecem a vacina antirrábica gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui