Rio enviará bombeiros especializados para resgate de vítimas nos terremotos da Turquia e Síria

Delegação de militares já atuou em tragédias como o rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, em 2019, e no terremoto no Haiti, no ano de 2010

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Estragos provocados por terremoto que atingiu o sul da Turquia. (Foto: Getty Images)

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro vai enviar uma delegação de militares para auxiliar na operação de busca por vítimas do terremoto que atingiu a Síria e a Turquia na última segunda-feira (06/02). A tragédia provocou, pelo menos, 28 mil mortes e afetou cerca de 26 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Equipes dos estados de São Paulo e de Minas Gerais também foram enviadas para ajudar nos trabalhos nos dois países.

O pedido para enviar os bombeiros foi feito pelo secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Leandro Monteiro, e autorizado pelo governador Cláudio Castro. A missão do Rio vai contar com militares altamente especializados em salvamento em desastres envolvendo estruturas colapsadas, com experiência em operações de ajuda humanitária no Brasil e no exterior.

A equipes já atuou em tragédias como o rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, em 2019, e no terremoto no Haiti, no ano de 2010. O Corpo de Bombeiros aguarda as liberações oficiais para embarque imediato para a missão. A corporação não informou qual será o efetivo enviado para a Síria e Turquia.

Voo da FAB chega ao Rio com sobreviventes do terremoto

O primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com sobreviventes da catastrofe pousou na madrugada deste domingo na Base Aérea do Galeão, no Rio. Entre os 17 tripulantes, nove são brasileiros, três sírios, dois turcos, dois colombianos e um egípcio. O grupo voltou na mesma aeronave que levou ajuda humanitária do Brasil para a Turquia, país mais abalado pelo terremoto de magnitude 7,8 que também atingiu a Síria.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio enviará bombeiros especializados para resgate de vítimas nos terremotos da Turquia e Síria
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui