Rio está entre as cidades que podem ser engolidas pelo mar, diz estudo

Alerta foi feito pelo Climate Central, que verificou um aumento de 9 cm do nível do mar nos últimos 30 anos. Mais 6 cidades brasileiras podem ser inundadas pelo mar

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Ressaca na Zona Sul do Rio - Imagem Apenas Ilustrativa | Foto: Tânia Rego

A cidade do Rio de Janeiro corre o risco de ser engolida pelo mar, segundo uma pesquisa realizada organização não governamental Climate Central. Para realizar o estudo a ONG tomou como base informações do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês).

Além da Cidade Maravilhosa, outras cidades costeiras nacionais poderão ter o mesmo fim. As belíssimas Santos (SP), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), São Luís (MA) e Porto Alegre (RS), que já enfrenta graves problemas causados por enchentes, podem ser atingidas pelo mar, que, de acordo com o Climate Central, terá o seu nível elevado como consequência da emergência climática.

Pelo levantamento, os municípios brasileiros integram um grupo de 100 cidades, localizadas em 39 países, que podem ser inundadas pelo mar. Somente no Brasil, mais de 2 milhões de pessoas podem ser impactadas pela catástrofe ambiental.

Advertisement

Segundo os estudiosos, o nível do mar subiu 9 centímetros nos últimos 30 anos, na média global.  A previsão é de que o índice atinja 80 cm, em 2100. Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) verificaram que, no Estado de São Paulo, o nível do mar já subiu 20 centímetros nos últimos 73 anos, com a projeção de atingir 36 cm até 2050.

Diante das visíveis consequências das agressões humanas ao meio ambiente, muitas cidades começaram a adotar medidas para mitigar, ou mesmo evitar desfechos mais dramáticos. O Rio de Janeiro, por exemplo, escolheu a agência espacial norte-americana Nasa para realizar o monitoramento do nível do mar.

A administração recifense partiu para uma medida mais drástica para evitar tragédias maiores. As autoridades locais optaram pela remoção de famílias que residente em áreas de risco.

A cidade turística de Fortaleza, por sua vez, também gravemente ameaçada pela catástrofe, decidiu pela construção de um lago subterrâneo para conter o avanço da água.

Com informações do Metrópoles.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio está entre as cidades que podem ser engolidas pelo mar, diz estudo
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Me poupe! O aterro do Flamengo é prova de que isso é mentira. O mar ia até a Lapa, foi aterrado e tá do mesmo jeito.
    Passei minha infância na Praia do Flamengo aos fins de semana. Tenho 43 anos, e a única coisa de diferente é a poluição, que acabou com a praia. Fora isso, tudo 7.
    9cm em 30 anos… Praia de botafogo continua a mesma.
    Para a palhaçada!

    Antigamente era a camada de ozônio. Nem se fala mais nisso.

  2. INUNDADAS
    ENGOLIDAS PELO MAR.
    Isso é puro sensacionalismo.
    Já posso imaginar a água entrando pela janela dos prédios.
    Até estagiário de 1° período é capaz de fazer uma matéria melhor, mas depois de alguns anos de estudo, é assim que ele faz jornalismo.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui