O ano de 2023 está fechando com 25 ecopontos entregues pela Comlurb à população. Nesta terça-feira (26), foi a vez da comunidade do Querosene, no sub-bairro Tauá, na Ilha do Governador, Zona Norte da cidade, receber um equipamento, que vai funcionar diariamente, das 6h às 18. O ecoponto Querosene conta com duas caixas, uma destinada à coleta de entulho, bens inservíveis e galhadas; e outra para lixo residencial. No ano passado, a Prefeitura entregou 22 ecopontos.
Os equipamentos instalados em diversos pontos da cidade estão sendo reformados pela Comlurb, que também está inaugurando outros. O objetivo da iniciativa é incentivar a população a fazer o descarte adequado do lixo, além de permitir que áreas degradas passem a contar com remoção regular feita por caminhões. Imprescindíveis para a organização e asseio do espaço urbano, os ecopontos também são importantes na melhoria da saúde pública e no combate aos vetores de doenças.
As unidades lançadas pela Prefeitura do Rio: Piscinão de Ramos (Ramos), Praia da Rosa e Boogie Woogie (Ilha do Governador), Costa Barros (Estrada de Botafogo), Manguinhos (Conjunto da Embratel), Teixeira Brandão (Colônia Juliano Moreira), Nova Esperança e Ayrton Senna (Gardênia Azul), Nova Divinéia (Grajaú), Mata Machado (Alto da Boa Vista), José de Arimatéa (Cidade de Deus), Leonel Brizola (Areal, Rio das Pedras), Vila Vintém (Padre Miguel), Muzema (Itanhangá), Engenheiro Souza Filho, Pinheiro e Curva do Pinheiro (Rio das Pedras), Morro do Cruz (Andaraí), Suipa (Jacarezinho), Servidão G7, Pantanal e Gilka Machado (Recreio dos Bandeirantes), Vila Aliança (Bangu) e Urucânia (Santa Cruz).