Rio fecha parceria com empresa americana para instalação de Data Center, em São João de Meriti

Em Washington, Cláudio Castro firma parceria com a CloudHQ. O Data Center fluminense contará com investimento de R$ 1,7 bilhão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Divulgação

O Governo do Estado do Rio de Janeiro assinou um protocolo de intenções com a multinacional norte-americana CloudHQ, nesta quinta-feira (31), em Washington (EUA), para a instalação de um moderno Data Center, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O Centro de Processamento de Dados contará com um investimento de R$ 1,7 bilhão e deve entrar em operação em setembro de 2025.

Ao falar com a impressa, o governador Cláudio Castro (PL) destacou que o Data Center fluminense fará com que muitos serviços oferecidos no Rio atinjam uma performance diferenciada, gerando crescimento em vários segmentos da sociedade, incluindo as áreas da saúde, transporte e segurança.

“Construir um Data Center no Rio de Janeiro é modernizar a sociedade fluminense como um todo. Com esse espaço, serviços de processamento de dados e de telecomunicações, tecnologia da informação, computação em nuvem, educação à distância e telemedicina ganham mais performance. É um grande passo que tomamos e que vai garantir o crescimento do estado, e estimular o desenvolvimento de importantes setores como saúde, transporte e segurança, além de reforçar o atual ambiente de negócios, o que, seguramente, resultará em benefícios para a população”, explicou o chefe do Executivo estadual que, na ocasião, visitou o maior Data Center do mundo.

O vice-presidente executivo da CloudHQ, Jose Fraga, explicou que o terreno adquirido pela empresa, em São João de Meriti, já foi preparado e finalizado para receber a infraestrutura destinado ao Data Center. A etapa posterior será a instalação de servidores, equipamentos de telecomunicação e cabeamento, gerando uma capacidade em TI de 36 MW. Toda a tecnologia será distribuída em um espaço de 11 acres.

Advertisement

“Estamos entusiasmados em implementar mais este projeto, que será o segundo Data Center da CloudHQ no Brasil. O site possuirá os mais altos padrões de excelência, oferecendo aos nossos clientes uma estrutura de última geração, conectividade e segurança. Vamos impulsionar ainda mais o desenvolvimento tecnológico do Estado do Rio de Janeiro”, afirmou o executivo.

Durante a reunião com os representantes da empresa, o governador apresentou todas as medidas tomadas pelo Governo do Estado para fazer do Rio de Janeiro a unidade federativa mais digital do Brasil. Para isso, o poder público estadual tem investido no incremento e modernização de parques tecnológicos, hospedagem de sistemas fundamentais para a gestão pública, desburocratização de processos e redução de custos.

“A modernização permitiu maior capacidade de processamento e armazenamento de informações. Além disso, inauguramos um Data Center de contingência, com mais segurança aos sistemas e dados estaduais. Também foi disponibilizada uma nova rede de transmissão de dados em alta velocidade do Governo do Estado, o Conect@.RJ, explicou Cláudio Castro.

Presente ao evento, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, ressaltou que a parceria com a CloudHQ coloca o Rio em vantagem competitiva na indústria de Data Centers.

“Temos ajudado a impulsionar a expansão digital local, regional e nacional. A CloudHQ é uma das empresas de Data Centers que mais cresce no mundo. No Rio, o novo empreendimento deve gerar cerca de 400 empregos diretos e indiretos, além de envolver uma grande cadeia de fornecedores”, destacou Farah.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio fecha parceria com empresa americana para instalação de Data Center, em São João de Meriti
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Muito boa notícia! Isso vai dar ainda mais corpo para a instalação de novas empresas de tecnologia no Rio. Imagino que São João de Meriti tenha sido escolhida pelo menor preço da terra.

    O importante é que esteja em lugar seguro e com facilidade de defesa, para que tenhamos segurança em nossas redes regionais.

    Precisamos correr para não sermos ultrapassador por PE ou SC.

  2. Garantindo segurança e transporte qualquer ponto do RJ pode receber empresas como esta parceria. RJ não deve ser resumido à cidade Rio de Janeiro.

  3. Parabéns ao governador Cláudio Castro por essa iniciativa. O Rio de Janeiro agradece. Mas tinha que ser em São João de Meriti ??? Não dava pra ser em São Cristóvão ou adjacências? Uma localidade de média distância para todos no Rio?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui