O prefeito do Rio, Eduardo Paes, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o secretário de Desenvolvimento Urbano e Econômico, Chicão Bulhões, assinaram, nesta quinta-feira (08/02), uma parceria entre a Prefeitura do Rio e a Embratur para implementar um monitoramento de dados em estatísticas do turismo carioca. A cerimônia ocorreu durante o evento “Turismo que Transforma”, no Terminal 2 do Aeroporto Internacional Tom Jobim, e contou com a presença dos ministros do Turismo, Celso Sabino, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e do presidente da RIOgaleão, Alexandre Monteiro, além de representantes do setor de turismo.
O prefeito Eduardo Paes ressaltou a importância do turismo para a economia, destacando o papel da Embratur em atrair mais visitantes para o Brasil. A parceria inédita visa construir a primeira iniciativa baseada nas orientações da ONU Turismo para o Monitoramento da Sustentabilidade do Turismo, servindo como referência para outras cidades turísticas no Brasil. O ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou que o Salão Nacional de Turismo de 2024 será realizado no Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura do Rio.
O evento, organizado pela Embratur para celebrar o recorde histórico de receitas do turismo internacional, incluiu a assinatura de acordos para ampliar a malha aérea internacional da cidade. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o crescimento econômico do turismo no Brasil, com um recorde de receitas em 2023, e projetou um aumento ainda maior para 2024. “O recorde anterior era de 2014, o ano da Copa do Mundo, quando recebemos muitos turistas internacionais e tivemos uma arrecadação de US$ 6,8 bilhões. Em 2023, sem Copa do Mundo, a gente bateu US$ 6,9 bi. Isso é geração de emprego e de renda, com o Galeão lotado e a porta de entrada do Brasil sendo o Rio de Janeiro. Há uma perspectiva, em 2024, de um crescimento ainda maior no turismo” disse o presidente da Embratur
A escolha da Prefeitura do Rio para esta parceria foi motivada pela experiência da cidade em elaborar estudos sobre eventos turísticos, contribuindo para o desenvolvimento do setor.
A recuperação do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) já resultou em aumento do número de voos e passageiros, fortalecendo a economia do turismo no Rio. Companhias aéreas nacionais e internacionais ampliaram suas operações no aeroporto, criando novas rotas diretas para cidades da Europa e dos Estados Unidos.
O evento “Turismo que Transforma” começou no Aeroporto de Santiago, no Chile, num voo que trouxe chilenos para o Carnaval carioca. No desembarque no Galeão, os turistas puderam acompanhar uma apresentação da escola de samba Mangueira. O objetivo é agradecer aos turistas que ajudaram o Brasil a bater esse recorde.