Rio forma 140 alunos em 1º curso de libras da Prefeitura

Entre os formandos estão servidores públicos e funcionários da Prefeitura; familiares e usuários dos Centros Municipais de Referência da Pessoa com Deficiência; e moradores da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Formandos do 1º curso de libras da Prefeitura do Rio - Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), promoveu, nesta quarta-feira (20/12), a formatura da primeira turma do curso Língua Brasileira de Sinais (Libras). O evento foi realizado no Auditório do Centro Administrativo São Sebastião (Cass), na Cidade Nova, região central da capital fluminense.

Entre os formandos estão servidores públicos e funcionários da Prefeitura; familiares e usuários dos Centros Municipais de Referência da Pessoa com Deficiência; e moradores da cidade. Ao todo, foram 140 alunos, que se dedicaram a aprender libras para melhorar a comunicação com a comunidade surda.

”O primeiro curso básico de libras superou as expectativas. Participaram familiares de pessoas que perderam a audição no decorrer da vida, responsáveis de pessoas que não se comunicam verbalmente, profissionais da área da saúde, educação, guardas municipais, usuários da SMPD que estão nas oficinas de empregabilidade e sociedade civil. O curso, inicialmente previsto para ser de 20 horas, engajou tanto os participantes que serão oferecidas outras 20 horas para a mesma turma, para fixação dos conhecimentos adquiridos”, disse a coordenadora da Central Carioca de Libras, Vanessa Neves.

Vale ressaltar que novas turmas serão abertas no início de fevereiro de 2024, sendo uma de conversação e outras de básico de libras.

Advertisement

Leia também

Terminal Gentileza começa a operar para população; veja detalhes

Pedro Paulo cada vez mais certo como vice de Eduardo Paes – Bastidores do Rio

”A SMPD vem implementando diversos projetos visando qualidade de vida, promoção social e protagonismo da pessoa com deficiência. Nesse sentido, esse curso de libras se faz necessário para que as pessoas sem deficiência se comuniquem com a comunidade surda. A comunicação é um direito de todos”, disse a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Helena Werneck.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio forma 140 alunos em 1º curso de libras da Prefeitura

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui