Rio ganha academia para cães no Parque da Lagoa

Acãodemia Carioca terá acompanhamento de veterinários e adestradores, e será levada para outros bairros, como Barra, Ilha e Madureira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio lançou o programa Acãodemia Carioca, neste sábado (11/02), no Parcão da Lagoa, Zona Sul do Rio. Essa é a primeira iniciativa pública de academias para cães do país. Na área haverá adestradores para aulas de agility (tipo de atividade física para animais) e veterinários disponíveis duas vezes por semana.

O projeto será levado a outros bairros e, nesta etapa inicial, a previsão é ter núcleos na Barra da Tijuca, na Ilha do Governador e no Parque Madureira Mestre Monarco. Posteriormente, o serviço chegará a outras regiões da cidade.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou do lançamento e destacou a importância de oferecer locais seguros e adaptados a cães que precisam se exercitar ou gostam de fazer atividades.

“Esse é um projeto que muito me orgulha. É a oportunidade que temos de mostrar todo o nosso carinho e cuidado com os nossos melhores amigos”, disse o prefeito.

Advertisement

A proposta da Acãodemia Carioca é colocar os pets para gastar energia, trabalhar agilidade e fazer atividades lúdicas em pequenos circuitos com cones, túneis e outros obstáculos. Ao fazer exercícios, o animal ganha qualidade de vida e melhora as capacidades cognitiva e sensorial.

“Hoje é o lançamento do programa, que não se restringirá à Zona Sul. Vamos replicar na Ilha do Governador, no Parcão de Madureira e na Zona Oeste. Aqui na Lagoa, requalificamos as instalações do Parcão, que estavam degradadas. Será oferecido o agility recreativo, e é importante que as pessoas saibam que algumas raças precisam fazer exercícios. O programa é também uma forma de socialização nas praças do Rio. A acãodemia é um projeto pioneiro, o primeiro de agility público do país, e veio para ficar”, disse o secretário de Proteção e Defesa dos Animais, Vinicius Cordeiro.

Conscientização de tutores para os dias quentes

O lançamento do programa faz parte do projeto Verão Animal 2023, que apresenta um pacote de campanhas de conscientização. São elas: “Minha pata não tem sola”, que alerta tutores sobre os riscos de passear com os pets em dias muito quentes; “Carioca legal recolhe as fezes do seu animal”,  sobre a responsabilidade pela limpeza, remoção e destino adequado das fezes;  “Adote Um Amigo”, de incentivo à adoção, e “Mutirão do banho”, realizado no Abrigo Municipal Fazenda Modelo.

Melhorias na área da Acãodemia

A Subprefeitura da Zona Sul também participa desse projeto inovador e mobilizou os órgãos municipais para que o equipamento fosse entregue aos cães. Entre as melhorias para a Acãodemia, houve reforma e pintura do gradeado; limpeza, retirada de lixo e poda das árvores e substituição de bancos de ferro por estruturas de alvenaria.

A Subprefeitura da Zona Sul tem um carinho especial e participa deste projeto garantindo a mobilização dos órgãos municipais para que o equipamento esteja cuidado e se mantenha do jeitinho que os nossos cães merecem. O trabalho vai continuar para tornarmos a Acãodemia do Parcão da Lagoa uma referência no Rio”, disse Flávio Valle, subprefeito da Zona Sul.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio ganha academia para cães no Parque da Lagoa
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Só não implementam esses recursos para a zona oeste, parece até que a população da zona Sul tem mais merecimento à projetos que os beneficiam, doque a população da zona oeste. Onde muitos bairros nem tem uma praça digna de se levar seus pets para passear.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui