O Índice de Sustentabilidade Urbana (ISLU) 2019, que mede a adesão dos municípios à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), colocou o Rio de Janeiro novamente em destaque. A cidade ficou em quarto lugar entre aquelas com mais de 250 mil habitantes, atrás apenas de Santos, Niterói e Blumenau. Como são municípios pequenos comparados com o Rio, pode-se afirmar, que entre as grandes capitais brasileiras, a cidade ocupa o primeiro lugar.
Este é o quarto ano da divulgação do índice ISLU, formulado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selur) e a PwC Brasil, analisando quatro critérios: Engajamento da população, sustentabilidade financeira, recuperação dos resíduos coletados e impacto ambiental.
Vale lembrar que o Rio de Janeiro foi a primeira cidade a atender a PNRS, com o fechamento do Aterro de Gramacho e a inauguração do Centro de Tratamento de Resíduos CTR-Rio, em Seropédica, reunindo tecnologia de ponta, inédita na América Latina.
O ISLU 2019 foi apresentado durante seminário Resíduos Sólidos e Economia Circular, no Museu do Amanhã, no Rio.
[…] Rio ganha destaque no Índice de Sustentabilidade Urbana 2019ALTAIR ALVES, Diário do RioO Índice de Sustentabilidade Urbana (ISLU) 2019, que mede a adesão dos municípios à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), colocou o Rio de Janeiro novamente em destaque. Perceba […]