Rio ganha novas unidades de saúde em Botafogo e Lins de Vasconcelos

Centro Municipal de Saúde Eliza Abrantes, no Lins, e Clínica da Família Luiz Moraes Júnior, em Botafogo, foram inaugurados na última quarta (03/04)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fachada do CMS Eliza Abrantes, no Lins de Vasconcelos - Foto: Edu Kapps/SMS-Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou, na última quarta-feira (03/04), duas novas unidades de saúde na capital fluminense.

Pela manhã, foi lançado o Centro Municipal de Saúde (CMS) Eliza Abrantes, no Lins de Vasconcelos, Zona Norte da cidade. A unidade começa a funcionar com 5 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e capacidade instalada para cerca de 200 atendimentos por dia.

Já à noite, Botafogo, na Zona Sul, ganhou a Clínica da Família Luiz Moraes Júnior, situada no mesmo espaço que abrange o Hospital Municipal Rocha Maia e o Super Centro Carioca de Vacinação.

O CMS Eliza Abrantes inicia com 5 mil usuários cadastrados. Eles já eram cobertos pelas duas equipes da ESF, que desde 2023 atendem a comunidade local. Com a inauguração das novas instalações, 3 novas equipes foram criadas de modo a reforçar a capacidade de acolhimento à população da região do Lins e do Grande Méier. Cada equipe é composta por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, além de agentes comunitários e de vigilância em saúde.

Advertisement

Os pacientes recebem atendimento clínico, tratamento para hipertensão, diabetes e tuberculose, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança, vacinação, odontologia, troca de curativos, pequenos procedimentos cirúrgicos e agendamento de visitas domiciliares, entre outros serviços. Também é possível retirar gratuitamente medicamentos de uma grade de itens da Atenção Primária.

A nova unidade é batizada em homenagem à agente de vigilância em saúde Eliza Abrantes, que morreu em maio de 2023. Ela exerceu com brilhantismo sua função na Secretaria de Saúde do Rio e também ocupava uma cadeira no Conselho de Administração do Instituto de Previdência e Assistência do Município, o Previ-Rio. Eliza ainda se destacou pela luta por direitos dos profissionais de saúde.

”Trabalhar no Sistema Único de Saúde é trabalhar para construir uma sociedade melhor. Cada conquista vem de muitas pessoas, com as diferentes posições que ocupam no SUS. Essa é uma homenagem a quem lutou pelo SUS, por saúde de qualidade para toda a população, principalmente para quem mais precisava. Agradeço à família da Eliza, por ter aceitado essa homenagem”, disse o secretário Daniel Soranz durante a inauguração da unidade.

Mãe de Eliza, Isabel Cristina de Abrantes ficou emocionada com a homenagem em formato de unidade de saúde:

”Eu fico muito feliz de ver um equipamento de saúde desse porte com o nome da Eliza, principalmente numa região como essa. É uma população que precisa de cuidado, tudo o que ela sempre prezou. Apesar da perda prematura da minha filha, ver muitas pessoas nessa homenagem me parabenizando pela luta dela, foi muito emocionante”, afirmou. O CMS Eliza Abrantes funciona no número 1.037 da Rua Aquidabã, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Clínica da Família em Botafogo

A Clínica da Família Luiz Moraes Júnior, em Botafogo, fica localizada no número 91 da Rua General Severiano. A unidade foi expandida e recebeu uma reforma completa, com o propósito de tornar o espaço mais eficiente e acolhedor ao usuário.

Com a revitalização, o número de consultórios foi ampliado de 3 para 6. A unidade recebeu mais 3 equipes de saúde da família, contando hoje com 5 ao todo. A sala de espera da clínica foi totalmente modernizada, bem como a farmácia, cujo fluxo foi remodelado segundo uma proposta de espera e atendimentos humanizados. A CF Luiz Moraes Júnior funciona em horário diferenciado: de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e no sábado, das 7h às 13h.

A unidade foi batizada em homenagem ao engenheiro e arquiteto que projetou o prédio onde hoje funciona o Super Centro Carioca de Vacinação, no mesmo endereço. Nascido em Portugal e radicado no Brasil, Luiz Moraes Júnior ficou conhecido por assinar também o projeto do Castelo Mourisco da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O complexo do Hospital Municipal Rocha Maia abriga ainda uma policlínica e um centro especializado para detecção e tratamento de ISTs, com funcionamento de domingo a domingo, das 7h às 22h.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio ganha novas unidades de saúde em Botafogo e Lins de Vasconcelos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui