Rio ganha 1ª estação de VLT que ‘conversa’ com passageiros

Nova tecnologia oferece companhia para pessoas que sentirem em risco enquanto esperam o ônibus; equipamento fará ligações para polícia em casos de emergência

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O Abrigo Amigo, instalado na parada Santos Dumont do VLT - Divulgação

A Prefeitura do Rio inaugurou nesta segunda-feira (25/09) o programa Abrigo Amigo, iniciativa que prevê a instalação de painéis interativos nas estações do VLT Carioca. A ferramenta entrou em operação em fase de testes na parada Santos Dumont com o objetivo de aumentar a segurança nos pontos, principalmente para as mulheres, além de garantir companhia a quem estiver sozinho nesses locais, entre 20h30 e meia-noite e meia.

A nova tecnologia permite ao passageiro acionar um botão virtual para iniciar a interação por vídeo chamada, em tempo real, até o momento de embarque no trem. A ferramenta ficará disponível nos painéis eletrônicos de publicidade já existentes, que serão identificados, com câmeras, microfones e estarão conectados a uma central de atendimento, com equipe devidamente treinada. Caso alguma necessidade seja identificada, o Centro de Controle Operacional do VLT será contatado e poderá solicitar apoio das autoridades.

A inauguração ocorreu na parada Santos Dumont, e a previsão é que, até o fim do ano, outras nove também tenham o novo aparato: Candelária, Antônio Carlos, Carioca, Sete de Setembro, Saara, Colombo, São Bento, Parada dos Museus e dos Navios.

A ação é uma parceria entre a concessionária, a Prefeitura do Rio e a Eletromídia.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio ganha 1ª estação de VLT que 'conversa' com passageiros
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui