A Organização Mundial do Turismo (OMT) para as Américas e o Caribe inaugurou o seu primeiro escritório no Brasil, com sede na cidade do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (14). A capital fluminense foi escolhida pela OMT, em outubro. A escolha do Rio segue indicadores econômicos impressionantes.
No ano passado, o município registrou o 5º maior crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de turismo no mundo. Em 2023, a cidade já arrecadou R$ 190 milhões em impostos provenientes das atividades turísticas, que geraram mais de 20 mil empregos. E o ano ainda nem terminou. A taxa de ocupação dos hotéis da capital fluminense está altíssima, com unidades a serem esgotadas para as festas de final de ano. A previsão para o Carnaval não é menos animadora.
O escritório da representação da OMT vai funcionar no Centro da cidade, com a atuação de representantes de outros países da região. A presença da entidade no Rio é importantíssima, já que ela é a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) à frente da promoção do turismo de forma sustentável e acessível. Isso demonstra que a cidade está no caminho certo ao respeitar as demandas ambientais e socioeconômicas na cadeia produtiva de turismo.
Presente ao evento, o deputado Washingon Quaquá (PT) foi um dos principais articuladores da instalação da representação no município. O deputado destacou a importância da OMT para o Brasil, especialmente para a cidade, que volta a consolidar a sua posição como porta de entrada turística nacional.
“Foi uma imensa vitória hoje para o Rio de Janeiro e para o Brasil a instalação do escritório para as américas da Organização Mundial do Turismo, organismo da ONU. Tenho a honra de ter participado na Espanha, em setembro, das negociações comandadas por nosso grande ministro do turismo, Celso Sabino, para trazer para nosso país o escritório! Vitória do governo Lula e do Ministro Sabino! Grande notícia para o Rio de Janeiro! Parabéns a Fecomércio e ao prefeito Eduardo Paes por terem sido fundamentais para essa vitória!”, afirmou Quaquá, conforme reportou o site Agenda do Poder.
Participaram da inauguração o ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino (União Brasil); os ministros do Chile e do Paraguai; o presidente da Embratur, Marcelo Freixo (PT), o diretor da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili; os deputados Pedro Paulo (PSD), Laura Carneiro (PSD) e Júilio Lopes (PP), além do presidente da Fecomércio, Antonio Florêncio Queiroz.
Informações: Agenda do Poder