Rio ganha primeiro Espaço da Juventude, voltado à formação e inclusão de jovens na tecnologia 4.0

O espaço, que foi instalado no Estácio, em um contêiner reutilizado, é o primeiro de uma série de outros seis que serão implantados pela cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Beth Santos

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário Especial da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, inauguraram o primeiro Espaço da Juventude, nesta quarta-feira (28/9), no Estácio. O espaço, que foi instalado em um contêiner reutilizado, de 40m², com foco na sustentabilidade, é o primeiro de uma série de outros seis que serão implantados pela cidade.

Esses equipamentos públicos vão oferecer cursos totalmente gratuitos para formação e capacitação de jovens entre 15 e 29 anos, voltados para as tecnologias da indústria 4.0, que visam automatizar e conectar os processos industriais por meio da computação em nuvem, da inteligência artificial e da robótica.

Nesse ambiente totalmente tecnológico dos Espaços da Juventude, os alunos serão capacitados para o mercado de trabalho, com a orientação de professores e material didático exclusivo. Serão ofertados cursos de design de games, impressão 3D, pilotagem e controle de drone, NFT, Blockchain, mixagem de som, mesa digitalizadora e robótica, com conjuntos de sensores, módulos e componentes eletrônicos para iniciar o aprendizado em eletrônica, programação e codificação.

Para o secretário da Juventude, Salvino Oliveira, a proposta dos Espaços da Juventude tem por objetivo ampliar as oportunidades de inclusão dos jovens no mercado das tecnologias: “esse primeiro Espaço da Juventude vai capacitar, em média, 500 jovens na área do mercado 4.0, em profissões como operador de drone, operador de impressora 3D, designer de games e diversas outras capacitações para o mercado tecnológico, que é o futuro das profissões. É um espaço de baixo custo de implementação e alta capacidade de impacto na vida dos jovens de favelas e periferias, para quem precisamos dar uma perspectiva de vida”.

Advertisement

A inauguração do novo espaço também teve a palestra “Como o blockchain está mudando o mundo?”, realizada por Andrews Nobre, analista de sistemas, engenheiro de blockchain no Vale do Silício (EUA) e fundador da empresa WEB3 Blokkering.

Inscrições para os cursos nas redes da JUVRio

Os primeiros cursos do Espaço da Juventude do Estácio começarão a receber inscrições a partir desta quinta-feira (29/09). Por meio das redes sociais da Secretaria da Juventude já será possível preencher o formulário para participar do curso de Jogos Digitais – Design de Games, que vai iniciar as aulas no dia 3 de outubro. Serão oferecidas 150 vagas, divididas em cinco turmas de 30 alunos cada uma.

Os cursos vão oferecer certificação de 20 horas e serão desenvolvidos ao longo de 10 dias, de segunda a sexta-feira. As turmas terão capacidade máxima para 30 alunos, com duração de 2 horas de aula por turma, em todos os turnos. As vagas contemplarão os seguintes horários: 8h às 10h15, 10h30 às 12h30, 13h30 às 15h30, 15h45 às 18h e 19h às 21h.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio ganha primeiro Espaço da Juventude, voltado à formação e inclusão de jovens na tecnologia 4.0
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui