Nos bairros de Santo Cristo, Gamboa e no Boulevard Olímpico, o Rio de Janeiro tem um museu ao ar livre. O Museu de Arte Urbana do Porto (Maup) exibe cerca de 50 murais e grafites na Zona Portuária da cidade.
O projeto expõe a arte de rua na busca por identificar novos trabalhos e alertar os autores quando estiverem danificados. O museu também possibilita aos jovens da região a missão de ajudar na reforma de fachadas, além de trabalhar como guias turísticos do local.
Cada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor se fortalece como ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço.
Autor do mural “Etnias”, o paulista Eduardo Kobra entrou para o “Guinness” por ter feito o maior grafite do mundo. O painel do Boulevard Olímpico pode ser percorrido em 2h e inclui cerca de 20 grafites de artistas como da carioca Panmela Castro, grafiteira e ativista feminina.
Por outro lado, a exposição do Santo Cristo leva aproximadamente 4h, percorrendo os murais localizados da Gamboa até o Boulevard, e incluindo grandes empenas pintadas por artistas internacionais.
A programação é atualizada no site do museu, que terá um mapa com as obras e seus respectivos autores. Os turistas também poderão agendar tours guiados: um passeio de duas horas e meia pelo Boulevard Olímpico e um passeio pelo Santo Cristo.