Rio ganha serviço inédito de atendimento psicoterapêutico para mulheres em situação de violência

Essa é a primeira vez no país que o serviço público oferece atendimento continuado em psicoterapia para mulheres em situação de violência

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Prefeitura do Rio/ Beth Santos

Nesta terça-feira (01/11), a Prefeitura do Rio inaugurou o primeiro Núcleo Especializado de Atendimento Psicoterapêutico para mulheres em situação de violência. O prefeito Eduardo Paes e a secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, participaram da abertura do NEAP Chiquinha Gonzaga, que vai funcionar na região central da cidade e começa a atender a partir desta quinta-feira (03/10). Essa é a primeira vez no país que o serviço público oferece atendimento continuado em psicoterapia para mulheres em situação de violência.

Para acessar o serviço, basta ser encaminhada por um dos órgãos que fazem parte da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Rio de Janeiro. Entre eles, estão o CEAM Chiquinha Gonzaga, as Casas da Mulher Carioca (em Madureira, Realengo ou Padre Miguel), as Delegacias da Mulher e outros serviços do Estado.

O NEAP tem o objetivo de auxiliar a mulher a romper com esse tipo de violência. É importante sinalizar que a segunda maior violência contra a mulher no Brasil é a psicológica. A cidade do Rio está sendo pioneira nesse tipo de atendimento, de forma gratuita, para que ela consiga sair dessa situação, e que nós possamos ajudá-las a reconquistar suas vidas. Atender essas mulheres é um instrumento fundamental para garantir suas vidas e sonhos“, disse a secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade.

No último ano, o Rio de Janeiro registrou um caso de violência contra as mulheres a cada 24 horas, representando um aumento de 18%. De acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP), na cidade do Rio a violência psicológica foi a segunda mais registrada entre os tipos de violência doméstica, em 2020, com 30,1% das queixas, ficando atrás apenas da violência física, com 34,4%.

Advertisement

O NEAP vai funcionar de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados, de 9h às 16h, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, no Centro do Rio.

Serviço

NEAP Chiquinha Gonzaga
Rua Benedito Hipólito nº 125, Centro
Funcionamento: de segunda à sexta de 9h às 16h
E-mail: neapchiquinhagonzaga@gmail.com

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio ganha serviço inédito de atendimento psicoterapêutico para mulheres em situação de violência
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui