O município do Rio vai receber quase 2 mil novos mobiliários urbanos, que serão espalhados por toda a cidade. A iniciativa, que inclui novos abrigos de ônibus, painéis de publicidade, relógios digitais e telas publicitárias do sistema de bicicletas compartilhadas do Bike Rio, foi oficialmente licitada pela Prefeitura na tarde desta quarta-feira (09/10).
A licitação, realizada na sede da B3, em São Paulo, teve grande sucesso, arrecadando mais de R$ 1 bilhão. A Eletromidia e a JCDecaux foram as vencedoras, com contratos de concessão que se estenderão por 20 anos. A expectativa da Prefeitura é que, ao longo desse período, os ganhos totais possam chegar a R$ 4,5 bilhões. Esse valor considera não apenas o montante licitado por cada lote, mas também uma remuneração variável de 5% sobre o faturamento bruto das empresas que administrarão os equipamentos de publicidade, além de receitas fiscais.
A Eletromidia, que foi a principal vencedora, será responsável pela instalação e manutenção dos abrigos de ônibus e dos relógios eletrônicos. Por sua vez, a JCDecaux ficará encarregada das estações do sistema Bike Rio.
Contudo, um dos quatro lotes programados, referente às estações e terminais do BRT, não atraiu interessados, e a Prefeitura planeja realizar uma nova licitação para esse segmento.
A implementação dos novos mobiliários inclui mais de 1.800 abrigos de ônibus, além da reforma dos já existentes. Um detalhe importante do projeto é a segurança, com 20% dos novos abrigos que contarão com sistemas de segurança, equipados com câmeras e botões de emergência para proteger os usuários, semelhante aos já existentes no Abrigo Amigo, do VLT Carioca.