Entre os dias 10 e 20 de agosto, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio (SECTI) estará ativamente envolvida na 13ª Edição do Rio Gastronomia, que ocorrerá no Jockey Club Brasileiro, na Gávea. O órgão ocupará um stand onde serão apresentadas pesquisas na área de gastronomia e culinária.
Um dos temas apresentados será a importância da alimentação saudável com dicas de culinária fitness e sustentável. Atualmente, a FAETEC oferece cursos de capacitação profissional na área gastronômica, de serviços e de turismo. Este ano, foram mais de 1.400 inscritos nos cursos profissionalizantes e mais de 800 estudantes puderam se aperfeiçoar na área gastronômica e de culinária.
“Governo do Rio investe muito na capacitação técnica e profissional. Com a Faetec, damos oportunidade para que jovens e adultos adquiram conhecimento rápido e de forma prática. Eles passam a ter uma profissão, empreendem, realizam sonhos e, ainda, contribuem com o desenvolvimento do nosso Estado” ressaltou o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, Mauro Azevedo Neto.
No momento a FAETEC oferece, por todo o território fluminense, qualificações profissionais na área gastronômica como: auxiliar de cozinha, bartender, confeiteiro, cozinheiro, padeiro, salgadeiro, subchefe de cozinha, entre outros. E além de todos os cursos, há também workshops de hambúrguer artesanal, sobremesas e palestras nas profissões provenientes da gastronomia e do empreendedorismo.
“Temos investido em pesquisas na área gastronômica que impactam diretamente na vida da população. A nossa presença no Rio Gastronomia será uma ótima oportunidade não só para ampliar parcerias que contribuem com o aprimoramento dos nossos cursos de qualificação profissional, mas apresentaremos ao público a qualidade dos pesquisadores fluminenses e a riqueza das nossas pesquisas” enfatizou o Secretário Mauro.
No stand da SECTI o público terá acesso a pesquisas na área gastronômica desenvolvidas em universidades estaduais. Uma delas incentiva a nova cultura de Soja Hortaliça, da professora Rita de Kássia Guarnier, engenheira agrônoma, mestre e doutoranda em Produção Vegetal da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).
E a outra, da professora Lilia Zago, mestre e doutora em Alimentos e Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), fala de compostos bioativos dos alimentos, principalmente óleos e gorduras. A pesquisa falará sobre mitos e verdades do uso do azeite de oliva, chia e linhaça.