Rio H2K, maior festival de dança do mundo, na Cidade das Artes de 26 a 29 de maio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

image001

O Rio H2K, considerado um dos maiores festivais de danças urbanas do mundo, chega a sua sexta edição na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. Entre 26 e 29 de maio, os mais importantes coreógrafos e companhias do mundo chegam ao Rio para participar de uma programação que inclui mais de 50 workshops, quatro espetáculos, seis painéis e bate-papos. Além de showcase, festas e as famosas batalhas de dança, a Rio H2K Battles.

 “O evento recebe um público variado de jovens que estudam dança, que apostam nesse mercado para se profissionalizar ou que querem simplesmente trocar experiências e conhecer amigos. O Rio H2K reúne pessoas de todo o Brasil e de diversos países, unidos pela dança urbana“, explica Miguel Colker, que dirige o Festival junto com Bruno Bastos. Segundo o diretor, em 2016, o Rio H2K oferece aos participantes uma oportunidade inédita: acampar em um espaço ao ar livre, na Cidade das Artes mesmo, e vivenciar, durante 24 horas, o clima único da dança.

Workshops

A programação dos workshops é extensa e reúne estilos para todos os gostos e tribos, e também, níveis para iniciantes, intermediários amadores e profissionais. Os alunos terão a oportunidade de aprender desde o tradicional Hip Hop, passando pelo House e o Stiletto, conhecer novos estilos e tendências como Flexionamento, Charme, Passinho e uma preparação fitness específica para dançarinos, a Physical training. “As principais novidades de estilos são os de Flexionamento, com a Kauan Gracie; MPB, com Ricardo Lima e Lucas Sauer; Hustle, com Andre Rockmaster e Physical Training, com Salah”, explica Bruno Bastos.

Coreógrafos

As aulas serão ministradas por coreógrafos e dançarinos do pop nacional e internacional como:

– Sheryl Murakami (EUA) – coreógrafa dos videoclipes EGO, Who Run The World e Dance For You, da cantora Beyoncé;

– Arielle Macedo (Brasil) – bailarina e coreógrafa da cantora Anitta, responsável por sucessos como Show das Poderosas, Blá blá blá e Na batida;

– Lyle Beniga (EUA) –  dançarino do Justin Timberlake e Usher;

– Josh Williams, dançarino de Pharell e Jason Derulo;

– Antoine Troupe (EUA) – conhecido pelas coreografias para Prince e Chris Brown;

– Salah (França) – protagonista do MJ Immortal World Tour do Cirque du Soleil. Vencedor do Arab’s Got Talent e Incroyable Talent. Campeão do UK B-Boy Championships, Just Debout e FunkinStylez;

– Mecnun Giasar (Alemanha) – é jurado oficial do World Of Dance Tour e do Hip Hop International na Europa.

Curadoria

A curadoria da mostra de espetáculos é do francês Guy Darmet, um dos nomes mais importantes da dança no mundo. Criador e diretor da instituição Maison de la Danse, Darmet foi diretor da Bienal de Dança de Lyon, onde, por muitos anos, revelou e projetou carreiras de jovens de diferentes nacionalidades para o mundo da dança.

Espetáculos

Para os que querem assistir a espetáculos de qualidade, o festival oferece uma programação imperdível! O Rio H2K receberá a premiada companhia francesa S´Poart, do coreógrafo Mickael Le Mer, que apresentará o espetáculo “Rouge” na Grande Sala da Cidade das Artes nos dias 26 e 27. O Festival também abre espaço para jovens companhias e talentos mostrarem seus espetáculos na “Mostra Novos Rumos”.

Showcase

Foram selecionados dez grupos para se apresentarem no Showcase, no dia 27 de maio. Os grupos são do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Goiás e Distrito Federal. Além deles, foram convidados  Flaming Crew (Chile),  Ronny Crew (Argentina) e ANDEF (grupo com dançarinos de cadeira de rodas), além de professores do Festival.

Rio H2K Battles

A organização do Festival preparou mais uma grande novidade esse ano: o RioH2K Battles. Um duelo de dança onde o grande campeão leva uma premiação em dinheiro, entre R$ 1500 e R$ 500, além do título de melhor dançarino do seu estilo. Entre os jurados, estarão alguns dos mais importantes dançarinos do mundo. As categorias são hip hop, popping, locking, house, passinho e breaking. As inscrições acontecem até o dia 27 e as seletivas estão agendadas para o dia 28, na Cidade das Artes. “O Rio H2K Battles é uma das grandes novidades. Teremos um evento somente de batalhas de dança, reunindo os oito melhores dançarinos de seis diferentes estilos. As finais contam, ainda, com apresentações especiais dos jurados”, explica Bruno Bastos. O Rio H2K Battles será o encerramento do Festival e terá transmissão ao vivo da TV Brasil.

Entre os jurados do Rio H2K Battles estão Salah/França (popping), JP Black/Brasil (locking),  Babson/França (house), Luan San/Brasil (breaking),  Sheock/Brasil (passinho) e  Paradox/Holanda (hip hop)

Rio H2Kids

Crianças de 4 a 11 anos não ficarão de fora desse grande evento. Em parceria com a Recria, responsável pela colônia de férias do Centro de Movimento Deborah Colker, a organização criou a colônia de férias Rio H2Kids. O objetivo da Rio H2Kids é criar um ambiente lúdico de aprendizado a partir de temas artísticos e estéticos das danças urbanas.

Painéis

Exibição do filme Parahyba Hip Hop, de Gerard Miranda, que conta história do Hip Hop paraibano pelos seus próprios personagens e seus quatros elementos através do conhecimento, passando por cidades como João Pessoa e Campina Grande;

Promoção nas redes sociais –  Vitor Lima (ex-dançarino profissional e atualmente professor de Mídias Sociais dos cursos de pós-graduação da FGV e ESPM);

Importância da Preparação Física e Nutrição para dançarinos – Salah (coreógrafo francês e um dos mais respeitados dançarinos do universo street dance mundial);

Bate-Papo sobre danças urbanas – Salah (coreógrafo francês e um dos mais respeitados dançarinos do universo street dance mundial).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio H2K, maior festival de dança do mundo, na Cidade das Artes de 26 a 29 de maio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui