Rio homenageará africanos que foram escravos no Brasil

Projeto, do Governo Federal em parceria com a Prefeitura, visa a fixação de placas em 100 lugares de memória dos africanos escravizados no Brasil comprovados por registro histórico

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Lançamento do projeto ''Sinalização e Reconhecimento de Lugares de Memória dos Africanos Escravizados no Brasil'', no Muhcab - Foto: Babi Reis/SMC

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), quer ampliar a política de letramento racial em todo o ensino básico brasileiro. É isso o que anunciou Cleber Santos Vieira, secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão.

Ele veio ao Rio de Janeiro representando o MEC no lançamento do projeto ”Sinalização e Reconhecimento de Lugares de Memória dos Africanos Escravizados no Brasil”. A estreia foi na região conhecida como Pequena África, mais precisamente no Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), na Gamboa, no Centro da capital fluminense, na manhã da última quinta-feira (30), encerrando as ações do Mês da Consciência Negra.

O projeto, que ocorre via Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, visa a fixação de placas em 100 lugares de memória dos africanos escravizados no Brasil comprovados por registro histórico. Além de Cleber, estiveram presentes os ministros Silvio Almeida (Direitos Humanos) e Anielle Franco (Igualdade Racial), assim também como realizadores da ação, representando o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

”O que estamos fazendo aqui hoje, com sinalização e reconhecimento do Cais do Valongo, um dos mais importantes lugares da memória dos africanos escravizados do Brasil, é recuperar a história do país e descortinar essa visão que retira dos livros e dos monumentos públicos a contribuição de negros e negras para erguer a nação Brasileira”, destacou Anielle.

Advertisement

A anfitriã foi a secretária municipal de Cultura em exercício, Mariana Ribas, junto com a diretora do Muhcab, a autora Sinara Rúbia, que reconheceu as medidas assertivas celebrando não apenas a nossa história, mas também o compromisso com a construção de uma cidade antirracista.

”Iniciativas que refletem um compromisso político e um esforço contínuo para uma cidade mais inclusiva”, disse ela.

Desde a sua descoberta, durante as obras do Porto Maravilha, o Cais do Valongo (vizinho ao Muhcab) se tornou um lugar de memória e, também, patrimônio mundial declarado pela Unesco.

”Com esta importante sinalização, conectamo-nos não apenas ao passado, mas também a um futuro onde a cidade e o país abraçam sua diversidade e uma história, até então, não contada de maneira legítima”, disse Sinara, apontando aos convidados um caminho de reconhecimento, valorização, memória, orgulho e reparações.

As indicações vão desde portos, igrejas, praças, terreiros de candomblé, quilombos, passando por lugares onde ocorreram movimentos de resistência, até manifestações culturais.

A ação está dividida em duas etapas. A primeira é a elaboração e fixação de placas alusivas ao reconhecimento feito pelo Programa Rotas dos Escravizados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Já a segunda fase será a disseminação do projeto por meio de plataformas digitais e a educação e cultura em direitos humanos.

A ideia é que sejam elaborados materiais pedagógicos e de apoio para professoras e professores para cumprimento da obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

”Mais que reconstruir, precisamos fazer um Brasil que nunca existiu e, essa formação, do país que merecemos, sonhamos e nos dá dignidade, só será possível se nós tivermos algo que é fundamental, que são as políticas de memória”, afirmou Silvio Almeida.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio homenageará africanos que foram escravos no Brasil
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Rio homenageará africanos que foram escravos no Brasil
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui