A Prefeitura do Rio inaugurou a incubadora de startups na Nave do Conhecimento do Engenhão, Zona Norte, por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, nesta terça-feira (30/01). A iniciativa visa impulsionar empresas inovadoras de cunho social, oferecendo consultoria, participação em eventos e treinamento em um ambiente dedicado à criatividade e ao empreendedorismo, proporcionando a transformação de ideias em negócios.
O prefeito Eduardo Paes destacou a capacidade de inovação dos cariocas e ressaltou o potencial humano qualificado da cidade. Ele enfatizou a importância de posicionar o Rio como um centro global na indústria da inovação e tecnologia, visando transformar a paixão por jogos e o conhecimento em robótica e tecnologia dos jovens em oportunidades de emprego e riqueza. A Incubadora da Nave do Engenhão conta com 30 posições distribuídas em seis ilhas, adaptadas para cadeirantes, e oferece espaço de coworking para 15 pessoas.
O local também disponibiliza uma sala de reuniões para até 10 pessoas, o NaveLAB, uma área maker equipada com ferramentas avançadas, e terá parceria com a PUC-Rio para desenvolver programas de formação e mentorias empreendedoras.
O primeiro programa a ser lançado, em parceria com o ECOA da PUC-Rio, oferecerá formação e mentorias em empreendedorismo. Os participantes terão a oportunidade de apresentar seus projetos em um Pitch Day em março, com o objetivo de receberem prêmios para impulsionar o desenvolvimento de seus negócios.
A Incubadora da Nave do Engenhão está localizada na Rua Arquias Cordeiro, 1.516, Engenho de Dentro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 16h30, permanecendo fechada aos domingos e feriados.