Prefeitura do Rio inaugura maternidade na Ilha do Governador e na Rocinha

Com as novas instalações, a cidade reforça sua infraestrutura para cuidados maternos, totalizando 13 unidades disponíveis

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Maternidade da Rocinha tem capacidade para 40 partos de baixa complexidade por mês. Reprodução: Edu Kapps/Prefeitura do Rio.

Este ano, o Estado do Rio de Janeiro ganhou duas novas maternidades, os espaços recém-inaugurados nas comunidades de Paulino Werneck, na Ilha do Governador, e na Rocinha, na Zona Sul, agora se somam às outras 11 unidades já existentes, além de uma Casa de Parto, oferecendo apoio essencial às mulheres e famílias locais.

O Hospital Maternidade Paulino Werneck, inaugurado no início de abril, conta com 16 leitos obstétricos, dois de UTI Neonatal, quatro de cuidados intermediários e dois leitos canguru para recém-nascidos prematuros. Além disso, possui duas salas de centro cirúrgico e centro obstétrico com três suítes de PPP (pré-parto, parto e puerpério), uma delas equipada com banheira. Espera-se que a unidade realize cerca de 100 partos mensalmente, sendo a única maternidade na Ilha do Governador.

A Maternidade da Rocinha, localizada no Centro Municipal de Cidadania Rinaldo de Lamare, é equipada com centro cirúrgico, sala de recuperação pós-anestésica, sala de pré-parto, parto e puerpério (PPP), sala de observação clínica e quatro leitos obstétricos. Distribuída pelos andares do prédio, é dedicada a partos de baixa complexidade, com sua estrutura projetada com base em estudos técnicos sobre as particularidades assistenciais e demográficas da região.

A estimativa é que a maternidade realize cerca de 40 partos por mês. Casos mais complexos, quando necessários, são encaminhados para a maternidade do Hospital Municipal Miguel Couto, a apenas quatro quilômetros de distância, na Gávea.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio inaugura maternidade na Ilha do Governador e na Rocinha
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui