Rio inicia a campanha de vacinação contra a gripe nos grupos prioritários

A meta é imunizar 90% da população-alvo, mais de 1,5 milhão de cariocas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) inicia, nesta quinta-feira (21/03), a campanha de vacinação contra a influenza, destinada a grupos prioritários. Até 31 de maio, a vacina estará disponível nas unidades de Atenção Primária (centros municipais de saúde e clínicas da família) a idosos, crianças de seis meses a 5 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto) e trabalhadores da educação, entre outros públicos. A meta é imunizar 90% da população-alvo, mais de 1,5 milhão de cariocas.

As 238 unidades de Atenção Primária abrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. O Super Centro Carioca de Vacinação, localizado no complexo do Hospital Municipal Rocha Maia, em Botafogo, funciona em horário especial, de domingo a domingo, das 8h às 22h, assim como o Super Centro Carioca de Vacinação, unidade Campo Grande, que está localizado no ParkShoppingCampoGrande e funciona no mesmo horário praticado pelo centro comercial. O dia D de mobilização pela vacina será em 13 de abril, quando a secretaria fará ações de divulgação e sensibilização por toda a cidade.

A vacina da gripe é anual: quem se vacinou no ano passado precisa tomar uma nova dose este ano. Em 2024, a fórmula usada na campanha protege contra as três cepas do vírus influenza que mais circularam no ano passado no Hemisfério Sul: H1N1 Victoria, H3N2 Tailândia e B Áustria. Para quem já tomou o imunizante, o esquema vacinal é de dose única. Já para as crianças da faixa etária elencada que vão tomar a vacina pela primeira vez, serão duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

A imunização contra a gripe é fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções pelos vírus da influenza nos grupos mais suscetíveis. Estudos estimam que a vacinação reduza de 32% a 45% as hospitalizações por pneumonias; de 39% a 75% da mortalidade global; e cerca de 50% as doenças relacionadas à influenza.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio inicia a campanha de vacinação contra a gripe nos grupos prioritários
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui